Um adolescente de 14 anos foi detido pela polícia, em França, depois de ter cometido actos de bullying, através das redes sociais, contra um estudante de outra escola.
O jovem foi detido pelas 16 horas da tarde, nesta terça-feira, quando estava numa aula no colégio Henri Barbusse em Alfortville, Val-de-Marne, nos arredores de Paris, como noticia o jornal francês Le Figaro.
A intervenção da polícia foi feita depois dos pais de uma aluna que frequenta o liceu Maximilien-Perret, situado na mesma localidade de Val-de-Marne, terem denunciado à directora desta escola que a filha tinha recebido insultos e ameaças.
Esta jovem terá recebido mensagens durante o fim-de-semana, através do Instagram.
“Vamos cortar a tua garganta”; “cala a boca e mata-te“; “mereces morrer” e “tenho ódio pela tua raça” são algumas das mensagens que terão sido enviadas pelo aluno que acabou detido.
A vítima está a passar por um processo de transição de género e foi também alvo de comentários homofóbicos, de acordo com o Le Figaro.
O aluno detido esteve sob a alçada policial durante algumas horas e confessou os factos, mostrando arrependimento, segundo o mesmo jornal.
Já foi ouvido por um juíz e ficou sujeito a uma “medida de reparação penal“, explica ainda o diário. “Trata-se de uma medida educativa para consciencializá-lo da gravidade dos seus actos e do impacto que podem causar à vítima”, explica o Le Figaro.
Entretanto, foi aberta uma investigação por “violência que levou à incapacidade para o trabalho por menos de oito dias” e por “ameaças de morte”, salienta o jornal.
A escola do jovem também está a acompanhar a situação.