“É altura de dizer basta”. Sporting corta com as claques

Manuel de Almeida / Lusa

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de violência” recente.

“O Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informam que, na presente data, resolveram, com efeitos imediatos, os protocolos celebrados”, pode ler-se no comunicado publicado hoje no site dos leões.

Segundo a mesma nota, a decisão foi tomada “em virtude da escalada de violência que este sábado culminou com tentativas de agressões físicas a dirigentes e outros adeptos”, durante a vitória no futsal frente ao Leões de Porto Salvo (6-1), no Pavilhão João Rocha.

Outra das razões, segundo o clube, prende-se com o “incumprimento sistemático” destes grupos organizados de adeptos (GOA) da obrigação do cumprimento da Lei, dos estauttuos e regulamentos do clube, patente “nas multas suportadas” pela SAD e clube.

Por fim, o clube realça que cumpriu os protocolos e esperava igual comportamento das claques, que acusa de “faltar sistematicamente no apoio devido aos atletas do Sporting, nomeadamente da equipa principal de futebol”.

Dentro das razões cabem ainda as “ameaças” e outros momentos de violência, contra adeptos, dirigentes ou mesmo atletas, a falta de apoio, a segunda prestação devida da bilhética de 2018/19 e uma série de outras razões.

“O presente do Clube é também uma consequência do seu passado”, acrescenta o comunicado da clube verde e branco. “Os crimes cometidos em Alcochete e que se traduziram no maior ataque desportivo, financeiro e humano ao Sporting Clube de Portugal estão na memória de todos e a História não se apaga”.

“Foram dezenas de milhões de euros de prejuízos, danos reputacionais inestimáveis para a imagem, nome e marca Sporting CP. Foi a página mais negra da História do Sporting Clube de Portugal e resultou num impacto muito negativo para o bom nome do Clube, infelizmente com consequências que perduram e dificultam a relação do SCP com outros clubes, dirigentes, agentes, jogadores e treinadores“, sustenta ainda a nota.

O Sporting e a SAD decidiram, assim, “terminar, com efeitos imediatos, o protocolo existente com quem violou dolosamente e conscientemente obrigações desse mesmo protocolo”, além dos estatutos e da Lei da República Portuguesa, apontam no comunicado.

O emblema ‘leonino’ termina pedindo a intervenção do Estado na violência no desporto, algo a que apelam também às “mais altas instâncias do futebol mundial, a UEFA e a FIFA”.

“Esta é uma questão em que os Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal devem estar verdadeiramente unidos. É altura de dizer basta. É altura de tomar uma posição. E a única posição possível é a de defender o Sporting Clube de Portugal”, conclui o comunicado da direção leonina.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. tem de ser assim para estes arruaceiros perceberem de uma vez por todas que o clube não é deles, mas sim de todos os Sportinguistas e que não podem fazer o que lhes apetecer..
    Eles que formem um clube só para eles e ponham energumeno do bruninho como chefe dos an0rmais…

  2. Bem que não seja ferrenho de futebol, nem sofrer de futbolite aguda, só posso aplaudir a corajosa decisão deste Presidente de Clube, pena é que como sugere A Sra. Ana Isabel, outros não façam de mesmo. Basta de energúmenos, violentos e arruaceiros !..

  3. Quando um “ex-médico” – que de médico não tem nada – toma o clube de assalto e não se dá ao respeito, como pode depois vir a público pedir respeito. Há um ano e meio estávamos a discutir porque é que não eliminámos o Atl. de Madrid, agora discutem porque é que perdemos com o Alverca….?! A destruição que este “presidente” está a fazer dentro do clube não tem paralelo. É tempo, isso sim, de dizer BASTA a esta direcção!

    • Eh lá…
      Eu não ligo nada ao futebol profissional (se acabasse amanhã (o futebol e igreja), aposto que o país dava um salto evolutivo!) mas, o presidente do Sporting não foi eleito?!
      A religião futebol é tolda mesmo o cérebro… é tão boa como a IRUD e outras seitas religiosas brasileiras!…
      Além das “touradas” das claques (que não passam de associações criminosas), basta ver a cenas que os comentadores de futebol fazem nas tv’s (porque os adeptos não tem olhos para ver/entender um jogo básico e precisam de ajuda de experts que, para um jogo de 90m, passam dias a “bater no ceguinho”), para perceber que dali não bem nada de bom…
      Depois ainda falam dos radicais islâmicos!…

RESPONDER

ADN revelou quem teve casos extraconjungais nos últimos 500 anos

Os cientistas revelaram que membros da sociedade tinham mais probabilidade de ter filhos fora do casamento ao estudar o ADN de pessoas da Europa ocidental nos últimos 500 anos. A densidade populacional do local onde uma …

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …