Alterações climáticas já são evidentes nos EUA, diz a Casa Branca

Zanini H. / Flickr

-

Os efeitos físicos e económicos das alterações climáticas são já evidentes nos EUA, garantiu hoje a Casa Branca, apelando a uma “ação urgente” face ao fenómeno, apoiada num volumoso relatório.

O aquecimento global “não é uma ameaça afastada”, mas uma realidade perfeitamente de atualidade, declarou John Holdren, o conselheiro científico do Presidente Barack Obama,  durante uma conferência telefónica.

Acessos à água ameaçados e incêndios florestais cada vez mais cedo no sudoeste, precipitações cada vez mais brutais no nordeste, costa do Estado da Florida atacada pela subida da água: este ponto da situação constitui “a sirene de alarme mais forte e mais nítido” alguma vez emitido sobre as consequências deste fenómeno nos EUA, acrescentou Holdren.

O assessor presidencial promoveu o relatório, fruto de quatro anos de trabalho de centenas de climatologistas e outros cientistas. Este espesso documento pretende ser um instrumento pedagógico para ajudar os norte-americanos a tomarem consciência do fenómeno e a reagir, segundo a Presidência.

Obama, que tinha suscitado fortes expetativas neste tema antes de se confrontar com a intransigência do Congresso, deve falar hoje sobre o assunto, durante uma série de entrevistas televisivas com apresentadores de meteorologia.

Um resumo do documento, com uma centena de páginas, antecipa as críticas dos céticos das alterações climáticas, enunciando múltiplos exemplos argumentados e ilustrados da realidade do fenómeno e da sua origem humana.

Este ponto de situação científico reúne dados já publicados, em particular sobre a concentração crescente dos gases com efeito de estufa na atmosfera, o caráter cada vez mais violento dos fenómenos meteorológicos e a subida do nível das águas oceânicas.

Equipamentos vitais para a economia estão igualmente sob ameaça, com a subida das águas ou o aumento já constatado do número de ciclones tropicais nas zonas costeiras.

O documento particulariza a estrada número 1, no Estado da Luisiana, no sul, que é estratégica para a produção petrolífera. Esta estrada “está em vias de se afundar, com a subida do nível da água”. Se esta via fechar durante três meses, a economia norte-americana vai perder 7,8 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …