Alterações climáticas já são evidentes nos EUA, diz a Casa Branca

Zanini H. / Flickr

-

Os efeitos físicos e económicos das alterações climáticas são já evidentes nos EUA, garantiu hoje a Casa Branca, apelando a uma “ação urgente” face ao fenómeno, apoiada num volumoso relatório.

O aquecimento global “não é uma ameaça afastada”, mas uma realidade perfeitamente de atualidade, declarou John Holdren, o conselheiro científico do Presidente Barack Obama,  durante uma conferência telefónica.

Acessos à água ameaçados e incêndios florestais cada vez mais cedo no sudoeste, precipitações cada vez mais brutais no nordeste, costa do Estado da Florida atacada pela subida da água: este ponto da situação constitui “a sirene de alarme mais forte e mais nítido” alguma vez emitido sobre as consequências deste fenómeno nos EUA, acrescentou Holdren.

O assessor presidencial promoveu o relatório, fruto de quatro anos de trabalho de centenas de climatologistas e outros cientistas. Este espesso documento pretende ser um instrumento pedagógico para ajudar os norte-americanos a tomarem consciência do fenómeno e a reagir, segundo a Presidência.

Obama, que tinha suscitado fortes expetativas neste tema antes de se confrontar com a intransigência do Congresso, deve falar hoje sobre o assunto, durante uma série de entrevistas televisivas com apresentadores de meteorologia.

Um resumo do documento, com uma centena de páginas, antecipa as críticas dos céticos das alterações climáticas, enunciando múltiplos exemplos argumentados e ilustrados da realidade do fenómeno e da sua origem humana.

Este ponto de situação científico reúne dados já publicados, em particular sobre a concentração crescente dos gases com efeito de estufa na atmosfera, o caráter cada vez mais violento dos fenómenos meteorológicos e a subida do nível das águas oceânicas.

Equipamentos vitais para a economia estão igualmente sob ameaça, com a subida das águas ou o aumento já constatado do número de ciclones tropicais nas zonas costeiras.

O documento particulariza a estrada número 1, no Estado da Luisiana, no sul, que é estratégica para a produção petrolífera. Esta estrada “está em vias de se afundar, com a subida do nível da água”. Se esta via fechar durante três meses, a economia norte-americana vai perder 7,8 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …