/

As famosas almôndegas suecas do IKEA afinal não são suecas

As famosas almôndegas da Suécia, que os restaurantes da cadeia de móveis IKEA tornaram populares em todo o mundo, não são suecas. Na verdade, revela a conta oficial da Suécia no Twitter, são baseadas numa receita turca.

Segundo uma nota publicada a semana passada na conta oficial da Suécia no Twitter, as famosas köttbullar, as almôndegas “suecas” que se tornaram populares em todo o mundo graças aos restaurantes da cadeia de móveis IKEA, não são suecas. São turcas.

As almôndegas suecas são na realidade baseadas numa receita que o Rei Carlos XII trouxe da Turquia no início do século XVIII. Vamos cingir-nos aos factos!“, revela a nota da conta oficial Sweden.se, que é controlada por um cidadão diferente em cada semana.

Segundo a agência turca Anadolu, a revelação foi feita pela historiadora Annie Mattson, investigadora do Departamento de Literatura da Universidade de Uppsla, na Suécia.

De acordo com a investigadora, a origem das almôndegas “suecas” remonta ao início século XVII. Em 1700, uma coligação composta pelo Czarado da Rússia, o Reino da Dinamarca e Noruega e a Saxónia-Polónia lançou um ataque coordenado contra o então Império da Suécia, que resultaria na Grande Guerra do Norte.

O conflito, que terminou em 1721 com a vitória da coligação eslava, resultou no fim do Império da Suécia e no exílio do Rei Carlos XII em Bender, próximo da Moldávia, na altura parte do Império Otomano.

No fim do seu exílio em terras turcas, Carlos XII não suportou a ideia de deixar para trás a gastronomia local, pela qual se tinha apaixonado, e no regresso a casa fez questão de levar algumas receitas típicas – introduzindo assim na Suécia não apenas as almôndegas dos turcos mas também a sua paixão pelo café quente e bem forte.

A revelação desencadeou nas redes sociais todo o tipo de reacções. Mesmo entre os turcos, os sentimentos dividem-se entre os que se congratulam com a fama mundial atingida por um dos seus pratos tradicionais e os que acham que a IKEA devia pagar royalties pelos 2 milhões de köttbullar que vende por dia.

E não faltou quem tenha mesmo reagido à notícia com grande comoção.

AJB, ZAP // Anadolu Agency / Boing Boing

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.