As famosas almôndegas suecas do IKEA afinal não são suecas

As famosas almôndegas da Suécia, que os restaurantes da cadeia de móveis IKEA tornaram populares em todo o mundo, não são suecas. Na verdade, revela a conta oficial da Suécia no Twitter, são baseadas numa receita turca.

Segundo uma nota publicada a semana passada na conta oficial da Suécia no Twitter, as famosas köttbullar, as almôndegas “suecas” que se tornaram populares em todo o mundo graças aos restaurantes da cadeia de móveis IKEA, não são suecas. São turcas.

As almôndegas suecas são na realidade baseadas numa receita que o Rei Carlos XII trouxe da Turquia no início do século XVIII. Vamos cingir-nos aos factos!“, revela a nota da conta oficial Sweden.se, que é controlada por um cidadão diferente em cada semana.

Segundo a agência turca Anadolu, a revelação foi feita pela historiadora Annie Mattson, investigadora do Departamento de Literatura da Universidade de Uppsla, na Suécia.

De acordo com a investigadora, a origem das almôndegas “suecas” remonta ao início século XVII. Em 1700, uma coligação composta pelo Czarado da Rússia, o Reino da Dinamarca e Noruega e a Saxónia-Polónia lançou um ataque coordenado contra o então Império da Suécia, que resultaria na Grande Guerra do Norte.

O conflito, que terminou em 1721 com a vitória da coligação eslava, resultou no fim do Império da Suécia e no exílio do Rei Carlos XII em Bender, próximo da Moldávia, na altura parte do Império Otomano.

No fim do seu exílio em terras turcas, Carlos XII não suportou a ideia de deixar para trás a gastronomia local, pela qual se tinha apaixonado, e no regresso a casa fez questão de levar algumas receitas típicas – introduzindo assim na Suécia não apenas as almôndegas dos turcos mas também a sua paixão pelo café quente e bem forte.

A revelação desencadeou nas redes sociais todo o tipo de reacções. Mesmo entre os turcos, os sentimentos dividem-se entre os que se congratulam com a fama mundial atingida por um dos seus pratos tradicionais e os que acham que a IKEA devia pagar royalties pelos 2 milhões de köttbullar que vende por dia.

E não faltou quem tenha mesmo reagido à notícia com grande comoção.

AJB, ZAP // Anadolu Agency / Boing Boing

PARTILHAR

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …