As famosas almôndegas suecas do IKEA afinal não são suecas

As famosas almôndegas da Suécia, que os restaurantes da cadeia de móveis IKEA tornaram populares em todo o mundo, não são suecas. Na verdade, revela a conta oficial da Suécia no Twitter, são baseadas numa receita turca.

Segundo uma nota publicada a semana passada na conta oficial da Suécia no Twitter, as famosas köttbullar, as almôndegas “suecas” que se tornaram populares em todo o mundo graças aos restaurantes da cadeia de móveis IKEA, não são suecas. São turcas.

As almôndegas suecas são na realidade baseadas numa receita que o Rei Carlos XII trouxe da Turquia no início do século XVIII. Vamos cingir-nos aos factos!“, revela a nota da conta oficial Sweden.se, que é controlada por um cidadão diferente em cada semana.

Segundo a agência turca Anadolu, a revelação foi feita pela historiadora Annie Mattson, investigadora do Departamento de Literatura da Universidade de Uppsla, na Suécia.

De acordo com a investigadora, a origem das almôndegas “suecas” remonta ao início século XVII. Em 1700, uma coligação composta pelo Czarado da Rússia, o Reino da Dinamarca e Noruega e a Saxónia-Polónia lançou um ataque coordenado contra o então Império da Suécia, que resultaria na Grande Guerra do Norte.

O conflito, que terminou em 1721 com a vitória da coligação eslava, resultou no fim do Império da Suécia e no exílio do Rei Carlos XII em Bender, próximo da Moldávia, na altura parte do Império Otomano.

No fim do seu exílio em terras turcas, Carlos XII não suportou a ideia de deixar para trás a gastronomia local, pela qual se tinha apaixonado, e no regresso a casa fez questão de levar algumas receitas típicas – introduzindo assim na Suécia não apenas as almôndegas dos turcos mas também a sua paixão pelo café quente e bem forte.

A revelação desencadeou nas redes sociais todo o tipo de reacções. Mesmo entre os turcos, os sentimentos dividem-se entre os que se congratulam com a fama mundial atingida por um dos seus pratos tradicionais e os que acham que a IKEA devia pagar royalties pelos 2 milhões de köttbullar que vende por dia.

E não faltou quem tenha mesmo reagido à notícia com grande comoção.

AJB, ZAP // Anadolu Agency / Boing Boing

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …