Falso alerta de bomba nuclear na televisão e rádio assusta russos

1

Yuri Kochetkov / EPA

‘Hackers’ controlaram os meios de comunicação estatais russos na quinta-feira, aconselhando os ouvintes a dirigirem-se para abrigos anti-bombas e tomarem comprimidos anti-radiação.

As emissões de rádio e televisão em Moscovo e na zona ocidental de Sverdlovsk foram interrompidas com um falso aviso de um ataque com mísseis. O Kremlin condenou o falso alarme, no qual foi dito aos ouvintes para tomarem iodo de potássio, colocarem máscaras de gás e procurarem abrigo.

“Mensagem urgente. Houve um ataque”, disparou uma voz em russo, enquanto que aos telespectadores era apresentado um mapa da Rússia coberto de vermelho. “Urgente, vão para um abrigo. Selem as instalações. Usem máscaras de gás de todos os tipos”, continuou, citada pelo Independent.

O Telegraph relatou que, após a transmissão da mensagem, os ecrãs exibiram um símbolo de aviso de radiação a preto e amarelo.

“Um falso alerta de ataque aéreo foi transmitido em Moscovo após servidores de estações de rádio e canais de televisão terem sido pirateados”, disse o ministério de emergência do Kremlin.

Não houve qualquer reivindicação de responsabilidade pelo último ataque cibernético, possivelmente proveniente de dissidentes ucranianos ou russos.

Foi a terceira vez nos últimos tempos que as emissoras russas foram pirateadas. Em fevereiro, foi lançado um falso aviso na Crimeia. Uma transmissão semelhante foi realizada uma semana mais depois, durante um discurso do Presidente Vladimir Putin. A Ucrânia não assumiu a responsabilidade por nenhum dos ataques.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.