Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

SXC

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.

As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, nomeadamente junto ao centro, devido às emissões poluentes.

Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores diesel mais antigos em certas zonas da A40. Esta é, assim, a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa autoestrada.

Estas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem se manifeste contra esta decisão.

O responsável do Ambiente da Renânia do Norte-Vestfália, por exemplo, afirma que numa cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa autoestrada.

Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019.

O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aachen ainda este ano.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é não andar de carro. O melhor é por a pessoas andarem de bicicleta, a pé ou de carroça como antigamente aí não have poluição.
    Tenham santa paciência ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes agora são o diabo em pessoa. Afinal onde ficamos? Andaram décadas a enganar a humanidade e vão continuar andar.
    POLITICICES da M—-

    • “ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes”…
      Como?!
      Isso NUNCA aconteceu!!
      Os motores Diesel sempre foram bem mais poluentes do que os equivalente a gasolina e pior: quase todos os construtores (principalmente a VW) falsificavam forte e feio o valor das emissões, portanto se mesmo com resultados falsificados a emissões eram bem mais poluentes, imagina como seriam as reais!…
      Além disso, sempre se soube que as emissões do motores a gasóleo provocavam cancro – mas isso foi escondido até pela própria EU…
      Estranhamente (ou talvez não, dado os interesses envolvidos!), a UE ao legislar foi logo ter em consideração apenas o valor do CO2 (sim, aquilo que todos produzimos ao respirar!), que, curiosamente, é a única emissão em que os motores Diesel não são superiores aos motores a gasolina…
      E o pior é que com isso (foco nas emissões de CO2), foram criando a ilusão nos consumidores de que os motores Diesel não eram tão poluentes, contrariando o que sempre foi comprovado por todos os estudos – e que agora é confirmado com estas proibições em vários países/cidades!!

      • Estudos sobre poluição dos carros, há para todos os gostos, mas na minha opinião o problema não é a poluição dos carros diesel que está a preocupar os governos europeus e as petroliferas é o facto de para as mesmas condições e pesos os carros diesel consumirem menos 30% de combustivel do que os corespondentes a gasolina, por isso “ALTO LÁ QUE ESTAMOS A PERDER 30% DA FATURAÇÃO”.
        Lembram-se da gasolina super? Como os EUA usam basicamente apenas gasolina, os americanos obrigaram as petroliferas e fabricantes de carros a fazerem as alterações necessárias para resolver o problema do chumbo.
        Aqui na Europa como resolver o problema do combutivel não aumentava a facturação………..
        E também não vejo os europeus a preocuparem-se com a poluição provocada pelos grandes navios em que uma dúzia dos maiores envia para a atmosfera mais particulas e poluição do que os carros diesel todos juntos.

        • Então o problema agora são os SUV (e a maioria deles nem anda a gasóleo nem nada)!…
          Além disso (e mais uma vez!) para quem escreveu esse artigo, a poluição é é apenas o CO2 (que todos produzimos ao respirar), o resto não interessa…

      • Se falamos de poluição, é melhor começarmos a falar da Internet! Ninguém fala disso mas em 2012 já poluía mais do que toda a aviação comercial! Mas ninguém se atreve a levantar esse problema pois iam ter uma revolução pois ninguém prescinde de mandar a sua opinião sem pagar impostos! (ao mandar isto poluí tanto como quando ando um metro no meu carro!)

  2. Quando a Merkel proibir gasóleos na Tugolandia vão ver o governo e autarcas a substituir rapidamente a frota automóvel por topos de gama a gasolina e lá se vão os 9A4M2D dos profes.
    A propósito vejam aqui as reformas dos profes:
    https://www.cga.pt/listamensaldr.asp
    Profes generais juízes e outros tantos com belas reformas de luxo…

  3. Os veiculos híbridos são a melhor solução (gasolina+eletrico), sabendo que num futuro não muito longe, só eletricos serão a solução.

    • Caro, está provado por alguns cientistas, que quando os carros todos forem elétricos, (baterias) as chuvas ácidas são muito mais graves. Não há muito volta a dar, continua a ser muito preocupante qualquer das situações.

  4. A cidade de Aschen não existe … O nome da cidade em causa é Aachen, ou Aquisgrana, ou Aix-la-Chapelle. Reno Norte Vestfália também não existe. O estado alemão em cauda chama-se Renânia do Norte Vestfália. Para quando tradutores decentes para os vossos artigos?

  5. Pois eu então ao ver por aqui tanto descrente e descontente vou voltar ao meu antigo sistema de transporte, o burrinho, espero não ser multado nem morrer por excesso de velocidade e a coisa vai devagarinho que a vida não está para pressas, também não vou andar a fazer guerra aos malditos dos políticos por causa das estradas em mau estado pois o veículo está preparado para todo o terreno.

  6. PIOR QUE NAZISMO… É COMUNISMO!!!!! SAUDADES DA ALEMANHA ORIENTAL, DDR, NÃO É FRAU ADOLFINA?!!!!! OU SERÁ QUE A ECONOMIA ALEMÃ ESTÁ A ENTRAR EM COLAPSO E QUEREM OBRIGAR OS ESCRAVOS QUE TÊM DE PAGAR OS IMPOSTOS E COMPRAR NOVOS CARROS?!!!! REALMENTE É DE PENSAR….”DEMOKRATUR”

  7. A Merkel quer impor à Europa a proibição dos carros a diesel esquece-se é de dizer que na Alemanha, agora no inverno, as casas são aquecidas durante toda a época a gasóleo e eles dentro de casa andam de manga curta. Se cá aquecesse-mos as casas a esse nível o ordenado não daria para o mesmo com certeza, excepto aos Mexias Catrogas e afins.

  8. Eu quero lá saber se a VW enganou, eu quero saber é de mim. Tenho um carro diesel euro 5 estou a pagar por ele. Agora tenho q parar o carro e quem me paga o crédito?? Vou pagar uma coisa que não posso usufruir?? Esse é o meu problema agora se a marca X ou y enganou, isso a mim não me diz nada. Esta Merkel sempre a f*%#$-nos

RESPONDER

Setenta anos depois, teste de ADN reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que a sua bebé recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que lhe mentiu sobre as origens. Agora conheceram-se graças a um teste de ADN. Quase 70 …

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …