Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

SXC

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.

As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, nomeadamente junto ao centro, devido às emissões poluentes.

Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores diesel mais antigos em certas zonas da A40. Esta é, assim, a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa autoestrada.

Estas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem se manifeste contra esta decisão.

O responsável do Ambiente da Renânia do Norte-Vestfália, por exemplo, afirma que numa cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa autoestrada.

Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019.

O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aachen ainda este ano.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é não andar de carro. O melhor é por a pessoas andarem de bicicleta, a pé ou de carroça como antigamente aí não have poluição.
    Tenham santa paciência ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes agora são o diabo em pessoa. Afinal onde ficamos? Andaram décadas a enganar a humanidade e vão continuar andar.
    POLITICICES da M—-

    • “ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes”…
      Como?!
      Isso NUNCA aconteceu!!
      Os motores Diesel sempre foram bem mais poluentes do que os equivalente a gasolina e pior: quase todos os construtores (principalmente a VW) falsificavam forte e feio o valor das emissões, portanto se mesmo com resultados falsificados a emissões eram bem mais poluentes, imagina como seriam as reais!…
      Além disso, sempre se soube que as emissões do motores a gasóleo provocavam cancro – mas isso foi escondido até pela própria EU…
      Estranhamente (ou talvez não, dado os interesses envolvidos!), a UE ao legislar foi logo ter em consideração apenas o valor do CO2 (sim, aquilo que todos produzimos ao respirar!), que, curiosamente, é a única emissão em que os motores Diesel não são superiores aos motores a gasolina…
      E o pior é que com isso (foco nas emissões de CO2), foram criando a ilusão nos consumidores de que os motores Diesel não eram tão poluentes, contrariando o que sempre foi comprovado por todos os estudos – e que agora é confirmado com estas proibições em vários países/cidades!!

      • Estudos sobre poluição dos carros, há para todos os gostos, mas na minha opinião o problema não é a poluição dos carros diesel que está a preocupar os governos europeus e as petroliferas é o facto de para as mesmas condições e pesos os carros diesel consumirem menos 30% de combustivel do que os corespondentes a gasolina, por isso “ALTO LÁ QUE ESTAMOS A PERDER 30% DA FATURAÇÃO”.
        Lembram-se da gasolina super? Como os EUA usam basicamente apenas gasolina, os americanos obrigaram as petroliferas e fabricantes de carros a fazerem as alterações necessárias para resolver o problema do chumbo.
        Aqui na Europa como resolver o problema do combutivel não aumentava a facturação………..
        E também não vejo os europeus a preocuparem-se com a poluição provocada pelos grandes navios em que uma dúzia dos maiores envia para a atmosfera mais particulas e poluição do que os carros diesel todos juntos.

        • Então o problema agora são os SUV (e a maioria deles nem anda a gasóleo nem nada)!…
          Além disso (e mais uma vez!) para quem escreveu esse artigo, a poluição é é apenas o CO2 (que todos produzimos ao respirar), o resto não interessa…

      • Se falamos de poluição, é melhor começarmos a falar da Internet! Ninguém fala disso mas em 2012 já poluía mais do que toda a aviação comercial! Mas ninguém se atreve a levantar esse problema pois iam ter uma revolução pois ninguém prescinde de mandar a sua opinião sem pagar impostos! (ao mandar isto poluí tanto como quando ando um metro no meu carro!)

  2. Quando a Merkel proibir gasóleos na Tugolandia vão ver o governo e autarcas a substituir rapidamente a frota automóvel por topos de gama a gasolina e lá se vão os 9A4M2D dos profes.
    A propósito vejam aqui as reformas dos profes:
    https://www.cga.pt/listamensaldr.asp
    Profes generais juízes e outros tantos com belas reformas de luxo…

  3. Os veiculos híbridos são a melhor solução (gasolina+eletrico), sabendo que num futuro não muito longe, só eletricos serão a solução.

    • Caro, está provado por alguns cientistas, que quando os carros todos forem elétricos, (baterias) as chuvas ácidas são muito mais graves. Não há muito volta a dar, continua a ser muito preocupante qualquer das situações.

  4. A cidade de Aschen não existe … O nome da cidade em causa é Aachen, ou Aquisgrana, ou Aix-la-Chapelle. Reno Norte Vestfália também não existe. O estado alemão em cauda chama-se Renânia do Norte Vestfália. Para quando tradutores decentes para os vossos artigos?

  5. Pois eu então ao ver por aqui tanto descrente e descontente vou voltar ao meu antigo sistema de transporte, o burrinho, espero não ser multado nem morrer por excesso de velocidade e a coisa vai devagarinho que a vida não está para pressas, também não vou andar a fazer guerra aos malditos dos políticos por causa das estradas em mau estado pois o veículo está preparado para todo o terreno.

  6. PIOR QUE NAZISMO… É COMUNISMO!!!!! SAUDADES DA ALEMANHA ORIENTAL, DDR, NÃO É FRAU ADOLFINA?!!!!! OU SERÁ QUE A ECONOMIA ALEMÃ ESTÁ A ENTRAR EM COLAPSO E QUEREM OBRIGAR OS ESCRAVOS QUE TÊM DE PAGAR OS IMPOSTOS E COMPRAR NOVOS CARROS?!!!! REALMENTE É DE PENSAR….”DEMOKRATUR”

  7. A Merkel quer impor à Europa a proibição dos carros a diesel esquece-se é de dizer que na Alemanha, agora no inverno, as casas são aquecidas durante toda a época a gasóleo e eles dentro de casa andam de manga curta. Se cá aquecesse-mos as casas a esse nível o ordenado não daria para o mesmo com certeza, excepto aos Mexias Catrogas e afins.

  8. Eu quero lá saber se a VW enganou, eu quero saber é de mim. Tenho um carro diesel euro 5 estou a pagar por ele. Agora tenho q parar o carro e quem me paga o crédito?? Vou pagar uma coisa que não posso usufruir?? Esse é o meu problema agora se a marca X ou y enganou, isso a mim não me diz nada. Esta Merkel sempre a f*%#$-nos

  9. as tais particulas que os motores a diesel produzem sao suspeitas de provocar cancro ,mas como suspeita nao prova ! acho tudo isto muito tendencioso e prematuro ate se ter uma certeza ,mais curioso certas marcas ja tinham sistemas de filtragem das tais particulas ,que iam ser obrigatorios nos veiculos diesel a partir de 2017 ,afinal estamos em 2019 e nada ,existe algo estranho no meio disto tudo

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …