Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.
As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, nomeadamente junto ao centro, devido às emissões poluentes.
Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores diesel mais antigos em certas zonas da A40. Esta é, assim, a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa autoestrada.
Estas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem se manifeste contra esta decisão.
O responsável do Ambiente da Renânia do Norte-Vestfália, por exemplo, afirma que numa cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa autoestrada.
Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019.
O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aachen ainda este ano.
O melhor é não andar de carro. O melhor é por a pessoas andarem de bicicleta, a pé ou de carroça como antigamente aí não have poluição.
Tenham santa paciência ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes agora são o diabo em pessoa. Afinal onde ficamos? Andaram décadas a enganar a humanidade e vão continuar andar.
POLITICICES da M—-
“ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes”…
Como?!
Isso NUNCA aconteceu!!
Os motores Diesel sempre foram bem mais poluentes do que os equivalente a gasolina e pior: quase todos os construtores (principalmente a VW) falsificavam forte e feio o valor das emissões, portanto se mesmo com resultados falsificados a emissões eram bem mais poluentes, imagina como seriam as reais!…
Além disso, sempre se soube que as emissões do motores a gasóleo provocavam cancro – mas isso foi escondido até pela própria EU…
Estranhamente (ou talvez não, dado os interesses envolvidos!), a UE ao legislar foi logo ter em consideração apenas o valor do CO2 (sim, aquilo que todos produzimos ao respirar!), que, curiosamente, é a única emissão em que os motores Diesel não são superiores aos motores a gasolina…
E o pior é que com isso (foco nas emissões de CO2), foram criando a ilusão nos consumidores de que os motores Diesel não eram tão poluentes, contrariando o que sempre foi comprovado por todos os estudos – e que agora é confirmado com estas proibições em vários países/cidades!!
Estudos sobre poluição dos carros, há para todos os gostos, mas na minha opinião o problema não é a poluição dos carros diesel que está a preocupar os governos europeus e as petroliferas é o facto de para as mesmas condições e pesos os carros diesel consumirem menos 30% de combustivel do que os corespondentes a gasolina, por isso “ALTO LÁ QUE ESTAMOS A PERDER 30% DA FATURAÇÃO”.
Lembram-se da gasolina super? Como os EUA usam basicamente apenas gasolina, os americanos obrigaram as petroliferas e fabricantes de carros a fazerem as alterações necessárias para resolver o problema do chumbo.
Aqui na Europa como resolver o problema do combutivel não aumentava a facturação………..
E também não vejo os europeus a preocuparem-se com a poluição provocada pelos grandes navios em que uma dúzia dos maiores envia para a atmosfera mais particulas e poluição do que os carros diesel todos juntos.
Eu! não dizes nada de jeito
Sim, já o teu comentário foi, mais uma vez, brilhante!!
Mas, cada um contribui como pode…
https://www.motor24.pt/sites/turbo/como-menos-diesel-significam-mais-poluicao/
Então o problema agora são os SUV (e a maioria deles nem anda a gasóleo nem nada)!…
Além disso (e mais uma vez!) para quem escreveu esse artigo, a poluição é é apenas o CO2 (que todos produzimos ao respirar), o resto não interessa…
Se falamos de poluição, é melhor começarmos a falar da Internet! Ninguém fala disso mas em 2012 já poluía mais do que toda a aviação comercial! Mas ninguém se atreve a levantar esse problema pois iam ter uma revolução pois ninguém prescinde de mandar a sua opinião sem pagar impostos! (ao mandar isto poluí tanto como quando ando um metro no meu carro!)
Quando a Merkel proibir gasóleos na Tugolandia vão ver o governo e autarcas a substituir rapidamente a frota automóvel por topos de gama a gasolina e lá se vão os 9A4M2D dos profes.
A propósito vejam aqui as reformas dos profes:
https://www.cga.pt/listamensaldr.asp
Profes generais juízes e outros tantos com belas reformas de luxo…
Que chatice, lá vai o estado em peso ter que renovar a frota toda e comprar grandes carrões novos a gasolina….
Os veiculos híbridos são a melhor solução (gasolina+eletrico), sabendo que num futuro não muito longe, só eletricos serão a solução.
Caro, está provado por alguns cientistas, que quando os carros todos forem elétricos, (baterias) as chuvas ácidas são muito mais graves. Não há muito volta a dar, continua a ser muito preocupante qualquer das situações.
Provado?!
Onde?
E quando é que esse cenário (carros todos elétricos) está previsto?
Gostava que algum iluminado me explicasse porque é que um híbrido novo polui menos que o meu 2.5 td de 1999.
Se nesta altura do campeonato ainda não percebeste isso, duvido que alguém te consiga “iluminar a ignorância”!…
A cidade de Aschen não existe … O nome da cidade em causa é Aachen, ou Aquisgrana, ou Aix-la-Chapelle. Reno Norte Vestfália também não existe. O estado alemão em cauda chama-se Renânia do Norte Vestfália. Para quando tradutores decentes para os vossos artigos?
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Pois eu então ao ver por aqui tanto descrente e descontente vou voltar ao meu antigo sistema de transporte, o burrinho, espero não ser multado nem morrer por excesso de velocidade e a coisa vai devagarinho que a vida não está para pressas, também não vou andar a fazer guerra aos malditos dos políticos por causa das estradas em mau estado pois o veículo está preparado para todo o terreno.
PIOR QUE NAZISMO… É COMUNISMO!!!!! SAUDADES DA ALEMANHA ORIENTAL, DDR, NÃO É FRAU ADOLFINA?!!!!! OU SERÁ QUE A ECONOMIA ALEMÃ ESTÁ A ENTRAR EM COLAPSO E QUEREM OBRIGAR OS ESCRAVOS QUE TÊM DE PAGAR OS IMPOSTOS E COMPRAR NOVOS CARROS?!!!! REALMENTE É DE PENSAR….”DEMOKRATUR”
A Merkel quer impor à Europa a proibição dos carros a diesel esquece-se é de dizer que na Alemanha, agora no inverno, as casas são aquecidas durante toda a época a gasóleo e eles dentro de casa andam de manga curta. Se cá aquecesse-mos as casas a esse nível o ordenado não daria para o mesmo com certeza, excepto aos Mexias Catrogas e afins.
Eu quero lá saber se a VW enganou, eu quero saber é de mim. Tenho um carro diesel euro 5 estou a pagar por ele. Agora tenho q parar o carro e quem me paga o crédito?? Vou pagar uma coisa que não posso usufruir?? Esse é o meu problema agora se a marca X ou y enganou, isso a mim não me diz nada. Esta Merkel sempre a f*%#$-nos
as tais particulas que os motores a diesel produzem sao suspeitas de provocar cancro ,mas como suspeita nao prova ! acho tudo isto muito tendencioso e prematuro ate se ter uma certeza ,mais curioso certas marcas ja tinham sistemas de filtragem das tais particulas ,que iam ser obrigatorios nos veiculos diesel a partir de 2017 ,afinal estamos em 2019 e nada ,existe algo estranho no meio disto tudo