Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

SXC

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.

As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, nomeadamente junto ao centro, devido às emissões poluentes.

Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores diesel mais antigos em certas zonas da A40. Esta é, assim, a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa autoestrada.



Estas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem se manifeste contra esta decisão.

O responsável do Ambiente da Renânia do Norte-Vestfália, por exemplo, afirma que numa cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa autoestrada.

Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019.

O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aachen ainda este ano.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é não andar de carro. O melhor é por a pessoas andarem de bicicleta, a pé ou de carroça como antigamente aí não have poluição.
    Tenham santa paciência ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes agora são o diabo em pessoa. Afinal onde ficamos? Andaram décadas a enganar a humanidade e vão continuar andar.
    POLITICICES da M—-

    • “ainda há bem poucos anos os carros a diesel eram os menos poluentes”…
      Como?!
      Isso NUNCA aconteceu!!
      Os motores Diesel sempre foram bem mais poluentes do que os equivalente a gasolina e pior: quase todos os construtores (principalmente a VW) falsificavam forte e feio o valor das emissões, portanto se mesmo com resultados falsificados a emissões eram bem mais poluentes, imagina como seriam as reais!…
      Além disso, sempre se soube que as emissões do motores a gasóleo provocavam cancro – mas isso foi escondido até pela própria EU…
      Estranhamente (ou talvez não, dado os interesses envolvidos!), a UE ao legislar foi logo ter em consideração apenas o valor do CO2 (sim, aquilo que todos produzimos ao respirar!), que, curiosamente, é a única emissão em que os motores Diesel não são superiores aos motores a gasolina…
      E o pior é que com isso (foco nas emissões de CO2), foram criando a ilusão nos consumidores de que os motores Diesel não eram tão poluentes, contrariando o que sempre foi comprovado por todos os estudos – e que agora é confirmado com estas proibições em vários países/cidades!!

      • Estudos sobre poluição dos carros, há para todos os gostos, mas na minha opinião o problema não é a poluição dos carros diesel que está a preocupar os governos europeus e as petroliferas é o facto de para as mesmas condições e pesos os carros diesel consumirem menos 30% de combustivel do que os corespondentes a gasolina, por isso “ALTO LÁ QUE ESTAMOS A PERDER 30% DA FATURAÇÃO”.
        Lembram-se da gasolina super? Como os EUA usam basicamente apenas gasolina, os americanos obrigaram as petroliferas e fabricantes de carros a fazerem as alterações necessárias para resolver o problema do chumbo.
        Aqui na Europa como resolver o problema do combutivel não aumentava a facturação………..
        E também não vejo os europeus a preocuparem-se com a poluição provocada pelos grandes navios em que uma dúzia dos maiores envia para a atmosfera mais particulas e poluição do que os carros diesel todos juntos.

        • Então o problema agora são os SUV (e a maioria deles nem anda a gasóleo nem nada)!…
          Além disso (e mais uma vez!) para quem escreveu esse artigo, a poluição é é apenas o CO2 (que todos produzimos ao respirar), o resto não interessa…

      • Se falamos de poluição, é melhor começarmos a falar da Internet! Ninguém fala disso mas em 2012 já poluía mais do que toda a aviação comercial! Mas ninguém se atreve a levantar esse problema pois iam ter uma revolução pois ninguém prescinde de mandar a sua opinião sem pagar impostos! (ao mandar isto poluí tanto como quando ando um metro no meu carro!)

  2. Quando a Merkel proibir gasóleos na Tugolandia vão ver o governo e autarcas a substituir rapidamente a frota automóvel por topos de gama a gasolina e lá se vão os 9A4M2D dos profes.
    A propósito vejam aqui as reformas dos profes:
    https://www.cga.pt/listamensaldr.asp
    Profes generais juízes e outros tantos com belas reformas de luxo…

  3. Os veiculos híbridos são a melhor solução (gasolina+eletrico), sabendo que num futuro não muito longe, só eletricos serão a solução.

    • Caro, está provado por alguns cientistas, que quando os carros todos forem elétricos, (baterias) as chuvas ácidas são muito mais graves. Não há muito volta a dar, continua a ser muito preocupante qualquer das situações.

  4. A cidade de Aschen não existe … O nome da cidade em causa é Aachen, ou Aquisgrana, ou Aix-la-Chapelle. Reno Norte Vestfália também não existe. O estado alemão em cauda chama-se Renânia do Norte Vestfália. Para quando tradutores decentes para os vossos artigos?

  5. Pois eu então ao ver por aqui tanto descrente e descontente vou voltar ao meu antigo sistema de transporte, o burrinho, espero não ser multado nem morrer por excesso de velocidade e a coisa vai devagarinho que a vida não está para pressas, também não vou andar a fazer guerra aos malditos dos políticos por causa das estradas em mau estado pois o veículo está preparado para todo o terreno.

  6. PIOR QUE NAZISMO… É COMUNISMO!!!!! SAUDADES DA ALEMANHA ORIENTAL, DDR, NÃO É FRAU ADOLFINA?!!!!! OU SERÁ QUE A ECONOMIA ALEMÃ ESTÁ A ENTRAR EM COLAPSO E QUEREM OBRIGAR OS ESCRAVOS QUE TÊM DE PAGAR OS IMPOSTOS E COMPRAR NOVOS CARROS?!!!! REALMENTE É DE PENSAR….”DEMOKRATUR”

  7. A Merkel quer impor à Europa a proibição dos carros a diesel esquece-se é de dizer que na Alemanha, agora no inverno, as casas são aquecidas durante toda a época a gasóleo e eles dentro de casa andam de manga curta. Se cá aquecesse-mos as casas a esse nível o ordenado não daria para o mesmo com certeza, excepto aos Mexias Catrogas e afins.

  8. Eu quero lá saber se a VW enganou, eu quero saber é de mim. Tenho um carro diesel euro 5 estou a pagar por ele. Agora tenho q parar o carro e quem me paga o crédito?? Vou pagar uma coisa que não posso usufruir?? Esse é o meu problema agora se a marca X ou y enganou, isso a mim não me diz nada. Esta Merkel sempre a f*%#$-nos

  9. as tais particulas que os motores a diesel produzem sao suspeitas de provocar cancro ,mas como suspeita nao prova ! acho tudo isto muito tendencioso e prematuro ate se ter uma certeza ,mais curioso certas marcas ja tinham sistemas de filtragem das tais particulas ,que iam ser obrigatorios nos veiculos diesel a partir de 2017 ,afinal estamos em 2019 e nada ,existe algo estranho no meio disto tudo

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …