Alemanha está preparada para ter independência energética da Rússia, avisa Scholz

Felipe Trueba / EPA

O chanceler alemão, Olaf Scholz

Chanceler alemão garante que desafio causado pela invasão da Ucrânia pela Rússia não apanhou a Alemanha “desprevenida”.

Olaf Scholz, chanceler alemão, reafirmou o comprometimento da Alemanha com a conquista da independência energética russa, como consequência da invasão da Ucrânia, e explicou que o seu país não foi apanhado de surpresa pelo caos gerado no mercado dos combustíveis fósseis.

Depois de uma reunião com os chefes de governo estaduais, o chanceler realçou que todos concordaram em reforçar a infraestrutura de abastecimento e impulsionar as energias renováveis. Na reunião foi também vista a subida dos preços da energia e o impacto na população.

Scholz recordou que o seu governo tinha aprovado dois pacotes de ajudas fiscais, no montante de 30 mil milhões de euros, que, nas suas estimativas, aproveitam a 90% dos cidadãos, mas admitiu que posam ser insuficientes no futuro. Por outro lado, durante a reunião foi constatada a necessidade de uma estratégia conjunta para uma eventual vaga de infeções com o novo coronavirus no outono.

Decidiram esperar pelos relatórios dos peritos que assessoram o Executivo e do Estado-maior de emergências, criado devido à pandemia, antes de tomarem “decisões apressadas”. Em todo o caso, foi estabelecida a necessidade de promover uma campanha de vacinação considerando o inverno e criar um quadro legal que permita impor restrições, se bem que Scholz tenha excluído, desde já, o encerramento de escolas e creches.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.