Alemanha. Buscas por suspeita de “fraude” em motores diesel Mitsubishi

A justiça alemã fez esta terça-feira dez buscas no âmbito de uma investigação por “fraude” em relação a motores ‘diesel’ instalados em viaturas Mitsubishi, anunciou o Ministério Público de Frankfurt.

“Há suspeitas que os motores estão equipados com um dispositivo que faz com que pareçam menos poluidores nos testes do que quando circulam”, explicaram as autoridades, citadas pela agência Lusa.

O inquérito visa “responsáveis de um grupo automóvel internacional”, “dois fabricantes internacionais de equipamentos”, bem como uma empresa comercial.

A fabricante de equipamentos Continental confirmou à AFP que foi alvo de buscas e que a empresa era “citada no inquérito como testemunha”. “Estamos a cooperar totalmente com as autoridades”, acrescentou um porta-voz.

As buscas decorrem no quadro de um vasto escândalo com motores ‘diesel’ que começou em 2015, quando o construtor alemão Volkswagen confessou ter equipado 11 milhões de veículos com um dispositivo capaz de falsificar o nível das emissões poluentes.

Desde então, vários construtores automóveis e fabricantes de equipamentos foram afetados pelo que foi chamado “dieselgate”, incluindo os alemães Bosch e Daimler.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.