Alemanha é avessa a Mundiais…desde que foi campeã mundial

Marcello Casal Jr / ABr

Bastian Schweinsteiger, jogador da seleção da Alemanha, campeã do Mundial 2014

Alemães venceram o Mundial 2014 (com um famoso 7-1) pelo meio. Mas a partir daí estão estranhamente afastado das vitórias.

A Alemanha está “apertada” no Mundial 2022, antes de entrar na última jornada do Grupo E.

O problema dos antigos campeões mundiais foi a estreia: uma derrota surpreendente por 1-2 contra o Japão (e depois de terem estado a vencer).

O cenário estava realmente “negro” até aos 82 minutos do segundo jogo, mas um golo do inexperiente Füllkrug evitou a segunda derrota em dois encontros: 1-1 contra a Espanha.

Dois jogos, um ponto, último lugar do grupo. Mesmo que na sexta-feira vença a Costa Rica, um empate entre Japão e Espanha (no outro jogo do grupo) pode colocar a Alemanha fora do Qatar. Depende dos golos.

A poderosa Alemanha afastada de um Mundial logo na fase de grupos? Já aconteceu. Só uma vez: na edição anterior, na Rússia.

No Mundial 2018 a Alemanha terminou o Grupo F precisamente no lugar onde está quatro anos depois: no último.

Começou igualmente por perder de forma surpreendente, por 0-1, contra o México. Aos 94 minutos do segundo jogo marcou e conseguiu a primeira vitória, por 2-1 diante da Suécia. Primeira e única: na última jornada nova derrota surpreendente: 2-0 contra a Coreia do Sul, com dois golos sofridos nos descontos da segunda parte.

E recordemos que o Mundial antes desse, o de 2014, foi conquistado pela…Alemanha. Quatro vitórias (incluindo 4-0 contra Portugal e 7-1 frente ao anfitrião Brasil) e três empates nos 90 minutos. Zero derrotas.

O que quer dizer que, depois da final do Mundial 2014 frente à Argentina, a Alemanha passou de campeã mundial a avessa a vitórias em Mundiais.

Nos cinco jogos realizados nas duas edições do torneio (há quatro anos e agora), a Alemanha só venceu uma vez. O tal triunfo aos 94 minutos diante da Suécia, em 2018 – que em nada resultou, já agora.

Um registo estranho e claramente invulgar para esta grande potência do futebol mundial.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.