/

Alemã tricotou o “cachecol dos atrasos do comboio” e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

1

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias.

A peça é uma denúncia às demoras constantes dos transportes ferroviários neste país e foi leiloada e comprada no eBay por 7.550 euros.

A passageira faz, diariamente, o percurso Munique-Moosburg de comboio e decidiu tricotar todos os minutos de atraso, tricotando duas linhas por dia (uma ida e uma volta), durante todo o ano. Os diferentes tempos de espera são simbolizados pelas cores diferentes, como explicou a filha, a jornalista alemã Sara Weber no Twitter.

“Cinzento escuro para cinco minutos atrasado, rosa claro para uma espera entre cinco e 30 minutos e vermelho para mais de 30 minutos em cada viagem”, explica a jornalista.

“Não é uma estatística, é um ano e como eu me sentia a respeito disso ”, disse Weber, 55 anos, funcionária de uma agência de viagens, em entrevista ao The New York Times.

No final de inverno e primavera, tudo parecia bem, como o mostram as filas cinza e por vezes rosa. Mas chegou o verão e começaram umas obras de engenharia na linha, e é aí que todos os dias são, de repente vermelhos.

Em cada um, um percurso de 40 minutos passou a demorar mais de duas horas, “mesmo no calor, quando o que menos se quer é estar fechado horas num comboio”.

Sara Weber e a mãe colocaram o cachecol em leilão no eBay e o montante angariado reverteu a favor da organização religiosa de caridade Bahnhofmission.

Especialistas têm alertado, há vários anos, para o envelhecimento das infraestruturas ferroviárias na Alemanha, atrasos e custos excessivos em grandes projetos, que têm prejudicado a boa reputação do país, conhecido pela sua pontualidade e organização, de acordo com a Visão.

Um exemplo é o Aeroporto de Berlim-Brandemburgo, planeado como um terminal super-moderno a 18 quilómetros do centro da capital alemã. O projeto iniciou em 2006, mas as instalações estão abandonadas e, antes de 2020, o aeroporto não deve ser inaugurado.

Entretanto, Claudia Weber já começou o seu cachecol dos atrasos de 2019.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.