Aldi inundado de críticas racistas: “Se o X não age, agimos nós”

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Para muitos seguidores do Aldi Nord, na Alemanha, parece que não podem aparecer modelos negros nos anúncios.

Uma publicação do Aldi Nord, na Alemanha, a antecipar a época de Natal – cá como lá, o comércio já deixa a sensação de que 25 de Dezembro é já na próxima semana – poderia ser uma publicação banal, que passaria despercebida.

Esta não passou.

A publicidade apresenta um homem sentado no chão, com um prato que tem alguns produtos típicos de Natal.

Para algumas pessoas, qual é o problema nesta decoração natalícia? O homem é negro.

A conta do Aldi Nord no X, antigo Twitter, começou a ser alvo de insultos com tom racista, que começou com uma publicação de um dos seus seguidores.

Num folheto da mesma empresa, duas modelos aparecem roupa desportiva. Uma delas é negra – e os protestos acumularam-se, também naquela rede social.

O Aldi Nord já reagiu: bloqueou diversas contas no seu perfil no X. Não podem publicar ou comentar lá, depois deste “incidente de racismo”.

“O tom dos comentários é quase exclusivamente discriminatório e por vezes racista. Não aceitamos tais comentários e condenamos da forma mais veemente possível”, lê-se em comunicado.

Por isso, e já que os responsáveis pelo X não reagiram, a Aldi Nord avançou: “Dado que os operadores da plataforma não estão a tomar medidas suficientes contra o chamado discurso de ódio, decidimos nós próprios tomar medidas”.

A empresa decidiu então efetuar uma série de bloqueios, a que chamou uma “blockchain“, tendo bloqueado o perfil que originou esta confusão online — e todos os seus seguidores.

Os comentários nas publicações da Aldi Nord estão limitados: só podem comentar os perfis que a empresa também segue na rede social.

A Aldi está “sempre pronta” para trocar ideias de forma construtiva. “Mas isto termina quando a dignidade de outras pessoas é violada e essas pessoas são insultadas através do discurso de ódio”, esclarece.

Isto originou nova onda de protestos, noticia o Frankfurter Rundschau: há utilizadores do X que se queixam de “castigo colectivo” e de restrição à liberdade de expressão.

As polémicas deste género podem não ficar por aqui, avisa o Der Spiegel: é que o Lidl também tem modelos negros em folhetos recentes – e a palavra “Lidl” já entrou na lista de assuntos do momento no X, na Alemanha, no dia 27 de Outubro (de 2023, sim).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Também já reaparei em vários países como Portugal só deve ter pretos, muitos de seus anúncios são com pretos então deduz-se que é tudo preto.

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