Álcool em excesso afeta de forma diferente cérebro de homens e mulheres

O consumo alcoólico excessivo e prolongado durante a adolescência e juventude afeta o desenvolvimento cerebral, causando alterações visíveis em electroencefalograma, e traduz-se, de forma diferente, nos cérebros de homens e mulheres, com mais alterações funcionais nos primeiros.

O congresso anual do colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia, começou esta segunda-feira e continua até terça-feira, em Paris. Ali foram apresentadas duas conclusões de um estudo realizado por cientistas finlandeses. Além do consumo continuado de álcool causar alterações visíveis em electroencefalograma, essas alterações divergem em homens e mulheres.

Há mais alterações na atividade elétrica do cérebro nos homens do que nas mulheres, devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, começa por explicar Outi Kaarre, a investigadora do Hospital da universidade de Kuopio e uma das autoras do estudo.

Os resultados mostram que existem alteração elétricas e químicas no cérebro, com especial relevância para o neurotransmissor GABA e os seus recetores neuronais de dois tipos diferentes: A e B.

Nas mulheres, o consumo excessivo de álcool afeta apenas os recetores de tipo A, nas mulheres, enquanto que os homens, veem os dois tipos de recetores serem afetados. No entanto, segundo os investigadores, ainda não é possível determinar com clareza como é que esta nova conclusão pode ser interpretada o o que implica.

De acordo com Outi Kaarre, “o GABA é um neurotransmissor fundamental, que está envolvido na inibição de muitos dos sistemas e funções cerebrais e que tem um papel importante, por exemplo, nas perturbações de ansiedade e de depressão. Este neurotransmissor tem um efeito de diminuir, ou acalmar a atividade cerebral”.

No estudo foram analisadas 27 pessoas, das quais 11 eram homens e 16 mulheres, com idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos e um historial de 10 ou mais anos de consumo excessivo de álcool.

Todos tinham alterações nos electroencefalograma, depois de aplicada estimulação magnética transcaniana, que estimula a atividade neuronal. Sujeitos da mesma idade e sem esse historial não apresentaram essas alterações.

Estudos feitos em animais mostraram entretanto que o recetor GABA-A está associado a padrões de menor consumo de álcool, enquanto o GABA-B está mais presente no processo cerebral ligado ao desejo de beber.

Por isso, a equipa finlandesa acredita que os resultados “podem ser a porta para um possível mecanismo que explique as diferenças entre homens e mulheres” em relação ao consumo de álcool.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas isso já não é novo, toda a gente sabe. O álcool transforma diferentemente homens e mulheres. Os homens com excesso de álcool tornam-se burros e as mulheres vacas.

RESPONDER

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …

Um aumento de 2 euros por mês para quem ganha mil. Proposta do Governo revolta a Função Pública

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo para a Função Pública em 2020, vai garantir um acréscimo líquido anual de 26,25 euros para um trabalhador que ganhe cerca de mil euros por mês, segundo …

Tribunal ordena ao Facebook que reative conta de partido neofascista italiano

Um tribunal de Roma ordenou que o Facebook reativasse a conta do partido italiano neofascista CasaPound, obrigando ainda a rede social a pagar 800 euros por cada dia que a conta esteve desativada. De acordo com …

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …