As formas da água: investigadora prova que a água tem dois estados líquidos

Tem tanto de importante e essencial como de misteriosa. Um novo estudo prova agora que a água tem dois estados líquidos. O novo líquido apresenta assim propriedades distintas, um arranjo diferente das moléculas de hidrogénio.

Uma investigadora norte-americana da Universidade do Arizona, que se dedica a estudar as propriedades físicas e misteriosas da água, descobriu que, quando exposta a temperaturas extremamente negativas, a água transforma-se num líquido com propriedades diferentes e nunca antes vistas.

De acordo com Austen Angell, o novo líquido continua a ser água, porém com um arranjo diferente das moléculas de hidrogénio que ficam mais unidas do que o normal, tornando o líquido mais viscoso.

Angell garante que esta nova descoberta nada tem a ver com ‘polywater‘, um fiasco científico em que um cientista russo, nos anos 60, pensou ter criado um novo tipo de água. No entanto, e para seu desalento, não passou de água contaminada.

Assim, explica a Visão, este novo fenómeno baseia-se numa transição de estados: líquido-líquido, no qual a água na forma líquida como a conhecemos se transforma num outro líquido com menor densidade. Até esta descoberta, este estado foi apenas visto em simulações de computador e nunca reproduzido com água real.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na Science, pouco antes do momento da transformação da água no novo líquido, a água como a conhecemos cristaliza, transformando-se em gelo.

Este curto período de tempo, conhecido como “cortina de cristalização“, tem estagnado durante anos o progresso da Física no que diz respeito ao estudo das propriedades da água.

“O domínio entre esta temperatura de cristalização e a temperatura muito mais baixa a que cristaliza o gelo amorfo em processo de aquecimento, é visto como uma “terra de ninguém. Encontrámos uma maneira de desviar essa cortina de cristalização o suficiente para ver o que se passa por trás – ou mais corretamente, por baixo – dela”, diz Angell.

O gelo amorfo distingue-se do gelo normal dado que é resultado de um arrefecimento rápido de moléculas de água líquida, tão rápido que não permite a formação da superfície cristalina típica do gelo.

A transição da água descrita no estudo é semelhante à transição da água líquida para gelo, com a única diferença que ocorre a temperaturas muito menores (cerca de -90º C) e apenas em condições de super-arrefecimento.

A investigadora juntou-se a Sander Woutersen, especialista em espectroscopia da Universidade de Amsterdão, na Holanda, e ambos chegaram à conclusão de que as estruturas envolvidas no processo de transição líquido-líquido tinham a mesma assinatura espectroscópica e os mesmos padrões de ligação do hidrogénio.

Em suma, a água comportava-se de igual forma quando entrava em contacto com radiação infravermelha e os padrões de ligação do hidrogénio eram os mesmos que aqueles vistos no gelo amorfo produzido em laboratório.

Assim, por detrás da cortina de cristalização, estes novos resultados parecem dar provas evidentes da “existência de uma transição líquido-líquido”, sustenta Woutersen.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que vale a pena gastar rios de dinheiro em investigações deste… calibre? Tanta doença rara a precisar de investigação, e é nisto que gastam tempo e dinheiro? Enfim… tinha de ser norte-americana…

    • No início do sec. XX também não valia a pena estudar a natureza do átomo e a teoria quântica. Como resultado dessas pesquisas inúteis temos a imagiologia médica e as comunicações sem fios… Quem sabe o que isto vai dar?

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …