As formas da água: investigadora prova que a água tem dois estados líquidos

Tem tanto de importante e essencial como de misteriosa. Um novo estudo prova agora que a água tem dois estados líquidos. O novo líquido apresenta assim propriedades distintas, um arranjo diferente das moléculas de hidrogénio.

Uma investigadora norte-americana da Universidade do Arizona, que se dedica a estudar as propriedades físicas e misteriosas da água, descobriu que, quando exposta a temperaturas extremamente negativas, a água transforma-se num líquido com propriedades diferentes e nunca antes vistas.

De acordo com Austen Angell, o novo líquido continua a ser água, porém com um arranjo diferente das moléculas de hidrogénio que ficam mais unidas do que o normal, tornando o líquido mais viscoso.

Angell garante que esta nova descoberta nada tem a ver com ‘polywater‘, um fiasco científico em que um cientista russo, nos anos 60, pensou ter criado um novo tipo de água. No entanto, e para seu desalento, não passou de água contaminada.

Assim, explica a Visão, este novo fenómeno baseia-se numa transição de estados: líquido-líquido, no qual a água na forma líquida como a conhecemos se transforma num outro líquido com menor densidade. Até esta descoberta, este estado foi apenas visto em simulações de computador e nunca reproduzido com água real.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na Science, pouco antes do momento da transformação da água no novo líquido, a água como a conhecemos cristaliza, transformando-se em gelo.

Este curto período de tempo, conhecido como “cortina de cristalização“, tem estagnado durante anos o progresso da Física no que diz respeito ao estudo das propriedades da água.

“O domínio entre esta temperatura de cristalização e a temperatura muito mais baixa a que cristaliza o gelo amorfo em processo de aquecimento, é visto como uma “terra de ninguém. Encontrámos uma maneira de desviar essa cortina de cristalização o suficiente para ver o que se passa por trás – ou mais corretamente, por baixo – dela”, diz Angell.

O gelo amorfo distingue-se do gelo normal dado que é resultado de um arrefecimento rápido de moléculas de água líquida, tão rápido que não permite a formação da superfície cristalina típica do gelo.

A transição da água descrita no estudo é semelhante à transição da água líquida para gelo, com a única diferença que ocorre a temperaturas muito menores (cerca de -90º C) e apenas em condições de super-arrefecimento.

A investigadora juntou-se a Sander Woutersen, especialista em espectroscopia da Universidade de Amsterdão, na Holanda, e ambos chegaram à conclusão de que as estruturas envolvidas no processo de transição líquido-líquido tinham a mesma assinatura espectroscópica e os mesmos padrões de ligação do hidrogénio.

Em suma, a água comportava-se de igual forma quando entrava em contacto com radiação infravermelha e os padrões de ligação do hidrogénio eram os mesmos que aqueles vistos no gelo amorfo produzido em laboratório.

Assim, por detrás da cortina de cristalização, estes novos resultados parecem dar provas evidentes da “existência de uma transição líquido-líquido”, sustenta Woutersen.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que vale a pena gastar rios de dinheiro em investigações deste… calibre? Tanta doença rara a precisar de investigação, e é nisto que gastam tempo e dinheiro? Enfim… tinha de ser norte-americana…

    • No início do sec. XX também não valia a pena estudar a natureza do átomo e a teoria quântica. Como resultado dessas pesquisas inúteis temos a imagiologia médica e as comunicações sem fios… Quem sabe o que isto vai dar?

RESPONDER

Carros novos vão ter sistema que "bloqueia" condutores alcoolizados a partir de 2022

A Comissão Europeia vai implementar uma série de medidas de segurança nos automóveis, que serão obrigatórias de forma progressiva a partir de 2022, com objetivo de evitar 25 mil mortes em acidentes rodoviários e 140 …

Iraque condena três franceses a pena de morte por pertencerem ao Estado Islâmico

Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a …

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …