Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso.

Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data dos humanos. No entanto, as condições inóspitas de Marte tornam fazem deste sonho um desafio complicado. Para uma colónia de humanos se estabelecer a longo prazo em Marte será necessário cultivar alimentos.

A superfície do planeta está repleta de perclorato, um composto químico altamente perigoso, que pode causar problemas graves na tiroide e nos pulmões. Retirá-lo de água potável e comida envolve técnicas complexas que podem exigir temperaturas e condições extremas.

Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um catalisador que simplifica o processo de remoção do perclorato e destrói 99% do contaminante em temperatura e pressão ambiente. De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Chemical Society, o catalisador pode ser usado para “purificação de água e exploração espacial”.

O catalisador recorre a micróbios anaeróbicos, organismos que vivem em ambientes pobres em oxigénio. Alguns deles podem sobreviver recolhendo átomos de oxigénio dentro do perclorato, consequentemente decompondo o poluente.

Segundo a Vice, os micróbios podem ser cultivados para fazer este trabalho em reatores industriais, mas pode levar semanas ou meses para garantir a estabilidade de funcionamento neste processo.

O catalisador pode ser usado para quebrar o perclorato em concentrações inferiores a um miligrama por litro até dez gramas por litro, o que significa que pode ser usado em muitos contextos, desde o tratamento de águas subterrâneas até à desintoxicação do solo marciano.

Os investigadores foram capazes de desintegrar rapidamente o perclorato em água a temperatura ambiente. Noutro estudo publicado na revista ACS Catalysis, os investigadores mostraram ainda que o metal precioso rénio pode melhorar a estabilidade e a autossustentabilidade do catalisador.

Os dois estudos fornecem protótipos de tecnologias que podem agilizar o processo de remoção de perclorato aqui na Terra e em futuras missões humanas a Marte.

“De momento, estamos a trabalhar nalgumas formulações de catalisadores mais avançadas”, realçou Jinyong Liu, coautor do estudo, em declarações à Vice. “Seguimos a mesma estratégia de design, mas fizemos mais modificações na estrutura para que ela possa sobreviver em condições ainda mais adversas”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta o gado, e o gado estão todos animados aonde vai um, vão todos, mais imagino que para levar esse gado todo pra cima lá marte a terrinha dos marcianos vai ser trabalhoso, o frete e a gasolina do foguete da NASA deve ser muito muito caro e de graça nem enjeção na testa, a não ser que eles coloquem no foguete que queima gasolina mágica no suposto(vácuo) uma carroceria nele, ai daria para levar a todos, numa viajada só…

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …