Agência funerária alemã suspeita de vender passaportes de mortos

LucasTheExperience / Flickr

-

A polícia alemã efetuou esta quinta-feira uma rusga a uma agência funerária e outros 18 locais em Berlim ligados a um gangue suspeito de usar passaportes de pessoas mortas para introduzir imigrantes ilegais em países da União Europeia.

Cerca de 120 agentes federais e estaduais participaram na operação de rusgas coordenadas para recolher provas relativas às acusações de falsificação de documentos e tráfico humano, indicou um porta-voz da polícia.

Não foram feitas detenções, mas a polícia confiscou uma pasta cheia de passaportes alemães e de outros países, bem como documentos e computadores dos 19 locais inspecionados na capital alemã.

“O que é invulgar é o ‘modus operandi’ um tanto estranho do grupo – que pessoas tenham sido trazidas para a Alemanha com os passaportes de pessoas mortas”, disse o porta-voz da polícia federal Jens Schobranski, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

A mesma fonte indicou que os passaportes eram escolhidos com base em semelhanças na aparência com as pessoas que desejavam entrar ilegalmente na Alemanha.

“Há nove casos confirmados” em que este método foi usado, tendo a maioria dos imigrantes ilegais vindo da Síria, destruída pela guerra, indicou Schobranski, acrescentando que a agência funerária é propriedade de um cidadão sírio.

O porta-voz da polícia federal alemã explicou ainda que, muitas vezes, as agências funerárias se oferecem às famílias enlutadas para tratar dos documentos oficiais dos mortos, usando os respetivos passaportes que, oficialmente, continuam a ser propriedade do Estado emissor.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.