/

Agência Europeia também investiga problemas nos novos aviões da TAP

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou à TSF que também estar a investigar os estranhos casos de enjoos nos novos aviões da TAP.

A tomada de posição da EASA foi confirmada à rádio depois de a fabricante Airbus, que também está a investigar as ocorrências, ter admitido, num carta enviada à transportadora portuguesa, falhas nos aviões em causa, os A330neo.

Citada pela TSF, a Agência Europeia diz estar informada sobre os episódios de enjoos relatos a bordo das das aeronaves e dá conta que os “especialistas estão à procura de informação para determinar as respetivas circunstâncias”.

Apesar de a Airbus ter inicialmente assumido que os enjoos se deviam ao facto de as aeronaves serem novas, agora as explicações já são mais completas. O fabricante, após investigações, sublinhou que os dois problemas não estão relacionados, e que se criou uma task force para perceber os cheiros que se têm sentido nos voos de longa distância.

As investigações já estão em curso e estão a explorar uma “exaustiva lista de potenciais causas”, estando o fabricante a aplicar “soluções mitigadoras ou permanentes”.

A Airbus reforça que a “extensa investigação e análise” foi realizada por um laboratório independente que “sistematicamente demonstrou que não há riscos de contaminação do ar” tal como nos outros 1.400 aviões do modelo A330 que se encontram em operação, sendo o avião “seguro para voar”.

Sobre aquilo que segundo a empresa são os “esporádicos casos de desconforto na cabine” do avião, a Airbus diz estar a trabalhar de perto com a TAP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.