Afinal os polvos não são tão solitários como se pensava

David Scheel / Current Biology

A cor vermelha escura e a postura looming deste Octopus tetricus provavelmente são ameaçadores para os polvos à sua volta, acreditam os cientistas que analisaram 186 interações entre polvos num vídeo subaquático de 52 horas

Os polvos podem ter mais interações sociais do que se acreditava anteriormente, de acordo com um novo estudo conduzido na Austrália.

Biólogos estudaram um grupo de polvos da espécie Octopus tetricus na costa oriental da Austrália e observaram uma variedade de comportamentos que podem indicar uma complexa capacidade de comunicação.

A equipa gravou 52 horas de vídeo subaquático, registando 186 interações entre os polvos.

David Scheel, da Universidade do Alaska Pacific, descreve que “a cor escura e alguns dos seus comportamentos que a acompanham estão associados à agressividade, ou pelo menos à sua aproximação”, por exemplo, ficando “de pé” e com os tentáculos espalhados.

Peter Godfrey-Smith

Os investigadores observaram 50 polvos a envolverem-se em lutas, acasalamento e a mudar de cor para refletir o seu humor

Os investigadores observaram 50 polvos a envolverem-se em lutas, acasalamento e a mudar de cor para refletir o seu humor

“As cores mais claras significam que o polvo não vai resistir ao ataque – e assim sinaliza que vai desistir ou retirar-se”, explica.

As conclusões da pesquisa foram publicadas na Current Biology.

Até agora, acreditava-se que os polvos eram criaturas predominantemente solitárias, e as suas mudanças de cor eram atribuídas a uma tentativa de evitar predadores.

No entanto, segundo Peter Godfrey-Smith, professor da City University de Nova York (EUA), o estudo de sua autoria oferece uma nova perspectiva para esse comportamento.

“Um polvo agressivo fica com a cor bastante escura, levantar-se de modo a acentuar seu tamanho e com frequência tentará procurar uma posição mais alta”, afirmou à BBC.

“Os polvos provavelmente não são completamente associais como se presumia. O sistema de comunicação reflete o facto de que estão a interagir regularmente, explica Crissy Huffard, do Instituto de Investigação Monterey Bay Aquarium, na Califórnia.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …