Afinal, Marte é bem diferente do que tínhamos pensado

Goddard Space Center / NASA

Uma recente descoberta indica que a superfície de Marte é de facto muito mais porosa do que se pensava, o que pode significar que a história geológica do Planeta Vermelho se distingue das hipóteses atualmente existentes.

Durante a exploração da superfície de Marte, que poderá revelar inúmeros segredos sobre a história do Planeta Vermelho, os cientistas norte-americanos constataram que a crosta é menos densa do que se havia pensado, avança a NASA.

De acordo com as novas informações, a crosta terá cerca de 2.582 quilogramas por metro cúbico, o que infirma as estimativas anteriores que a colocavam numa margem de 2.700 a 3.100 kg/m3.

Segundo os especialistas, esta nova informação é muito significativa porque a densidade média da crosta planetária está estreitamente ligada à sua história geológica. Se o terreno de Marte se verifica ser tão leve, isto pode significar que as teorias sobre a sua história geológica podem estar erradas.

Duas hipóteses são então possíveis: ou a crosta de Marte é porosa, ou contém muitos elementos leves não considerados anteriormente.

No passado, os investigadores já tinham sido levados a supor que, por baixo da superfície de Marte, podia existir água em grandes quantidades, o que baixaria a densidade média da crosta. Mas, ao mesmo tempo, neste momento é impossível verificar esta hipótese.

Os veículos de exploração Mars Rovers não podem escavar muito, só alguns centímetros de profundidade, e mesmo os seus instrumentos mais avançados não podem detetar a existência de água que se encontraria a uma profundidade de vários metros.

Contudo, de acordo os cientistas, se importantes reservas de água fossem finalmente descobertas, isso aumentaria consideravelmente a possibilidade de existência de vida no Planeta Vermelho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Um planeta dessa magnetude, está causando certo rebuliço na comunidade ciêntifica que a cada dia são descobertas mais coisas novas do planeta Marte, estão cada vez mais perto de descobrirem água no planeta.

  2. Há um senhor cá no Minho que diz saber detectar água em qualquer lado, se calhar poderia ser contratado pela NASA, já que a tal sonda de milhões de dólares não o consegue fazer…….

  3. Uma chatice tantas dúvidas e o ser humano cada vez mais empenhado em destruir o que tem por cá sem saber ainda para onde há-de bater asa como último recurso!

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …