/

Afinal, Marte é bem diferente do que tínhamos pensado

5

Goddard Space Center / NASA

Uma recente descoberta indica que a superfície de Marte é de facto muito mais porosa do que se pensava, o que pode significar que a história geológica do Planeta Vermelho se distingue das hipóteses atualmente existentes.

Durante a exploração da superfície de Marte, que poderá revelar inúmeros segredos sobre a história do Planeta Vermelho, os cientistas norte-americanos constataram que a crosta é menos densa do que se havia pensado, avança a NASA.

De acordo com as novas informações, a crosta terá cerca de 2.582 quilogramas por metro cúbico, o que infirma as estimativas anteriores que a colocavam numa margem de 2.700 a 3.100 kg/m3.

Segundo os especialistas, esta nova informação é muito significativa porque a densidade média da crosta planetária está estreitamente ligada à sua história geológica. Se o terreno de Marte se verifica ser tão leve, isto pode significar que as teorias sobre a sua história geológica podem estar erradas.

Duas hipóteses são então possíveis: ou a crosta de Marte é porosa, ou contém muitos elementos leves não considerados anteriormente.

No passado, os investigadores já tinham sido levados a supor que, por baixo da superfície de Marte, podia existir água em grandes quantidades, o que baixaria a densidade média da crosta. Mas, ao mesmo tempo, neste momento é impossível verificar esta hipótese.

Os veículos de exploração Mars Rovers não podem escavar muito, só alguns centímetros de profundidade, e mesmo os seus instrumentos mais avançados não podem detetar a existência de água que se encontraria a uma profundidade de vários metros.

Contudo, de acordo os cientistas, se importantes reservas de água fossem finalmente descobertas, isso aumentaria consideravelmente a possibilidade de existência de vida no Planeta Vermelho.

5 Comments

  1. Um planeta dessa magnetude, está causando certo rebuliço na comunidade ciêntifica que a cada dia são descobertas mais coisas novas do planeta Marte, estão cada vez mais perto de descobrirem água no planeta.

  2. Há um senhor cá no Minho que diz saber detectar água em qualquer lado, se calhar poderia ser contratado pela NASA, já que a tal sonda de milhões de dólares não o consegue fazer…….

  3. Uma chatice tantas dúvidas e o ser humano cada vez mais empenhado em destruir o que tem por cá sem saber ainda para onde há-de bater asa como último recurso!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.