/

Afinal, a cidade Maia descoberta por adolescente são campos (provavelmente de marijuana)

2

Google Earth

A notícia de que um suposto génio da ciência, com apenas 15 anos de idade, descobriu uma suposta cidade Maia perdida, no México, correu a Internet, entusiasmando meio mundo. Mas, afinal, o jovem poderá ter detectado simplesmente campos de marijuana.

William Gadoury, um canadiano de 15 anos, foi notícia por todo o lado por ter encontrado uma suposta cidade maia perdida a olhar para as estrelas, cruzando imagens da NASA das 22 constelações maias com dados do Google Earth.

A pretensa descoberta causou logo alguma desconfiança entre a comunidade científica e o arqueólogo Geoffrey E. Braswell, da Universidade da Califórnia, nos EUA, vem agora assegurar que “não há nenhum local arqueológico importante” na zona da suposta cidade perdida assinalada pelo adolescente.

Numa comunicação enviada ao jornal norte-americano The Washington Post, o arqueólogo explica que esteve, recentemente, com uma equipa de estudantes a trabalhar perto daquele local, na selva de Yucatán, no México, sendo para si evidente que o mais provável é que as supostas pirâmides assinaladas pelo adolescente sejam campos de ervas.

“Uma imagem mostra dois aspectos rectangulares na borda sudeste de uma lagoa sazonal seca. Esta é a Lagoa El Civalón no sudeste de Campeche, México. Os dois aspectos rectangulares identificados como pirâmides são campos pequenos cheios de ervas. Os campos podem ser de pousio ou de marijuana, que são comuns na área”, escreve Geoffrey E. Braswell na nota citada pelo The Washington Post.

Apesar de anular o entusiasmo da suposta descoberta do jovem cientista, o arqueólogo elogia-lhe a curiosidade e a paixão pela ciência e nota que espera vê-lo a estudar na sua universidade.

ZAP

2 Comments

  1. Ainda dizem que a marijuana não melhora a visão; vejam lá como ele no Canada consegui ver tão longe , e bem pelos vistos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.