Afinal, a cidade Maia descoberta por adolescente são campos (provavelmente de marijuana)

Google Earth

A notícia de que um suposto génio da ciência, com apenas 15 anos de idade, descobriu uma suposta cidade Maia perdida, no México, correu a Internet, entusiasmando meio mundo. Mas, afinal, o jovem poderá ter detectado simplesmente campos de marijuana.

William Gadoury, um canadiano de 15 anos, foi notícia por todo o lado por ter encontrado uma suposta cidade maia perdida a olhar para as estrelas, cruzando imagens da NASA das 22 constelações maias com dados do Google Earth.

A pretensa descoberta causou logo alguma desconfiança entre a comunidade científica e o arqueólogo Geoffrey E. Braswell, da Universidade da Califórnia, nos EUA, vem agora assegurar que “não há nenhum local arqueológico importante” na zona da suposta cidade perdida assinalada pelo adolescente.

Numa comunicação enviada ao jornal norte-americano The Washington Post, o arqueólogo explica que esteve, recentemente, com uma equipa de estudantes a trabalhar perto daquele local, na selva de Yucatán, no México, sendo para si evidente que o mais provável é que as supostas pirâmides assinaladas pelo adolescente sejam campos de ervas.

“Uma imagem mostra dois aspectos rectangulares na borda sudeste de uma lagoa sazonal seca. Esta é a Lagoa El Civalón no sudeste de Campeche, México. Os dois aspectos rectangulares identificados como pirâmides são campos pequenos cheios de ervas. Os campos podem ser de pousio ou de marijuana, que são comuns na área”, escreve Geoffrey E. Braswell na nota citada pelo The Washington Post.

Apesar de anular o entusiasmo da suposta descoberta do jovem cientista, o arqueólogo elogia-lhe a curiosidade e a paixão pela ciência e nota que espera vê-lo a estudar na sua universidade.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda dizem que a marijuana não melhora a visão; vejam lá como ele no Canada consegui ver tão longe , e bem pelos vistos.

RESPONDER

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …