Afinal, a cidade Maia descoberta por adolescente são campos (provavelmente de marijuana)

Google Earth

A notícia de que um suposto génio da ciência, com apenas 15 anos de idade, descobriu uma suposta cidade Maia perdida, no México, correu a Internet, entusiasmando meio mundo. Mas, afinal, o jovem poderá ter detectado simplesmente campos de marijuana.

William Gadoury, um canadiano de 15 anos, foi notícia por todo o lado por ter encontrado uma suposta cidade maia perdida a olhar para as estrelas, cruzando imagens da NASA das 22 constelações maias com dados do Google Earth.

A pretensa descoberta causou logo alguma desconfiança entre a comunidade científica e o arqueólogo Geoffrey E. Braswell, da Universidade da Califórnia, nos EUA, vem agora assegurar que “não há nenhum local arqueológico importante” na zona da suposta cidade perdida assinalada pelo adolescente.

Numa comunicação enviada ao jornal norte-americano The Washington Post, o arqueólogo explica que esteve, recentemente, com uma equipa de estudantes a trabalhar perto daquele local, na selva de Yucatán, no México, sendo para si evidente que o mais provável é que as supostas pirâmides assinaladas pelo adolescente sejam campos de ervas.

“Uma imagem mostra dois aspectos rectangulares na borda sudeste de uma lagoa sazonal seca. Esta é a Lagoa El Civalón no sudeste de Campeche, México. Os dois aspectos rectangulares identificados como pirâmides são campos pequenos cheios de ervas. Os campos podem ser de pousio ou de marijuana, que são comuns na área”, escreve Geoffrey E. Braswell na nota citada pelo The Washington Post.

Apesar de anular o entusiasmo da suposta descoberta do jovem cientista, o arqueólogo elogia-lhe a curiosidade e a paixão pela ciência e nota que espera vê-lo a estudar na sua universidade.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda dizem que a marijuana não melhora a visão; vejam lá como ele no Canada consegui ver tão longe , e bem pelos vistos.

RESPONDER

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …

Conselho das Finanças Públicas "muito preocupado" com impacto de despesas como a TAP

Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, está convicta de que a recuperação "não vai permitir ter nos próximos anos o que tínhamos em 2019". A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, …