Adolescente descobriu uma antiga cidade Maia a olhar para as estrelas (ou talvez não)

Google Earth

-

Um adolescente canadiano com 15 anos descobriu uma antiga cidade maia, na selva do Iucatão, sem sair de casa – apenas a observar imagens de constelações a partir do seu computador. Mas a história pode não ser bem assim.

William Gadoury, um jovem canadiano de 15 anos que confessa o seu fascínio pela civilização maia, afirma ter descoberto que a posição de estrelas em diversas constelações do mapa celeste correspondia à localização de 117 conhecidas cidades maias.

A correspondência entre constelações e cidades maias é uma descoberta que nunca tinha sido feita pelos arqueólogos e outros cientistas que durante séculos estudaram a civilização meso-americana, que se desintegrou antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.

Gadoury reparou que, no caso de uma constelação de três estrelas, apenas dois astros correspondiam a outras tantas cidades, pelo que começou a investigar se poderia haver uma urbe ainda não descoberta.

O adolescente de Saint-Jean-de-Matha, na região de Lanaudière (Québec), começou a estudar imagens de satélite proporcionadas pela agência espacial canadiana (CSA), até que descobriu o que pareciam estruturas humanas na selva do Iucatão, no sudoeste do México, segundo relata a notícia publicada inicialmente no Le Journal de Montréal.

Tanto a CSA como as agências espaciais dos EUA e do Japão corroboraram que as estruturas descobertas pelo jovem correspondem a uma pirâmide e a cerca de 30 edifícios do que parece ser uma das maiores cidades da civilização maia.

Gadoury batizou a suposta nova cidade como “K’aak Chi'”, que significa “Boca de Fogo” na língua maia.

Nem tudo o que reluz

Os especialistas em civilização maia, no entanto, já começaram a alertar para as falhas nesta teoria. Para alguns investigadores mexicanos e especialistas em arqueologia, a suposta descoberta do jovem William Gadoury é uma teoria que deve ser verificada e uma especulação arriscada.

O arqueólogo David Stuart refere à Wired que a descoberta é “falsa”, enquanto o colega Ivan Sprajc afirma que muito provavelmente as imagens captadas pelo jovem podem simplesmente retratar um campo abandonado e um lago seco.

Considerando a precisão das observações astronómicas dos maias, Héctor Hernández Álvarez, arqueólogo da Universidade Autónoma do Iucatão, no México, não considera a ideia descabida, já que os maias eram conhecidos por serem bons astrónomos e por manterem registos precisos da Lua, de Vénus e talvez até de Marte.

“Atualmente, as novas tecnologias de deteção remota permitem identificar povoações e descobrir sítios que foram ocupados por grupos de humanos no passado”, refere, citado pelo El País.

“O que tem de se confirmar é se isto realmente coincide com a ideia de que as cidades maias foram planeadas com base num cosmograma”, ou seja, uma mapa bidimensional do cosmos.

Por seu turno, Harri Kettunen, presidente da Associação Europeia de Maianistas e investigador na Universidade de Helsínquia, na Finlândia, refere ao Observador que “não há razões para acreditar que isto seja baseado em investigação científica”.

Nikolai Grube, especialista em hieróglifos maias e professor na Universidade de Bona, na Alemanha, explica que o padrão para a construção das cidades maias estava relacionado, principalmente, com “a disponibilidade de recursos, como água, bom solo e acesso a rotas comerciais”.

“A maior parte das cidades que o jovem liga por linhas para mostrar que representam constelações não são contemporâneas”, explicou ao Observador.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …

Apesar de extinto, o misterioso lobo japonês pode oferecer pistas sobre a origem dos cães

O lobo japonês - lupus hodophilax - viveu no Japão ao longo de milhares de anos, porém acabou por ser exterminado no início do século XX. Destacava-se pelas suas pernas e orelhas curtas. Agora, e apesar …

Ilustração do planeta Terra

"Tombo planetário." Estudo sugere que a Terra se inclinou em relação ao eixo de rotação há 84 milhões de anos

O tema tem sido controverso, mas uma equipa de cientistas garante agora ter mais provas de que a Terra se inclina de vez em quando. Segundo os cientistas, foi o que aconteceu há 84 milhões …

Aglomerado globular NGC 2005

A Grande Nuvem de Magalhães devorou totalmente outra galáxia

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Bolonha, em Itália, encontrou provas convincentes de que a Grande Nuvem de Magalhães se fundiu com uma galáxia. Alessio Mucciarelli, investigador da Universidade de Bolonha, encontrou provas de que …

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …