/

Afasia: mais de 40 mil portugueses não conseguem ter uma conversa normal

Campanha especial do Instituto Português da Afasia tenta ajudar as pessoas que têm essa perturbação.

A afasia é uma perturbação da comunicação. Uma consequência do comprometimento adquirido das modalidades de linguagem.

A pessoa com afasia poderá ter dificuldade em se expressar quando fala, em compreender o que outros dizem e/ou em ler e escrever.

Esta perturbação pode ainda dificultar a capacidade da pessoa para compreender e/ou usar os gestos.

A afasia não afeta a inteligência mas altera a participação e a qualidade de vida e a qualidade das suas relações com familiares e amigos.

Mascara as competências da pessoa, afeta o seu funcionamento em todos os relacionamentos, papéis e atividades da vida, influenciando assim a sua inclusão e conexão social, o acesso a informações e serviços, a igualdade de direitos e o seu bem-estar na família, na comunidade e na cultura.

Para tentar ajudar os mais de 40 mil portugueses que têm esse problema, o Instituto Português da Afasia tem agora uma campanha especial.

O convite é habitual nesta fase: doar 0,5% do IRS – sem custos associados – para apoiar os portugueses e famílias que são acompanhados pela associação.

A consignação do IRS pode ter sido feita antes do início do prazo de entrega do IRS, até 31 de Março; mas pode ser feito agora, aquando da entrega da declaração.

Mais do que querer juntar donativos, a ideia é sensibilizar e consciencializar para a afasia, cuja principal causa é o AVC – entre 20% e 40% dos AVCs originam afasia aguda.

Outras causas possíveis: tumores cerebrais, traumatismos crânioencefálicos (TCE), infeções ou outras lesões cerebrais.

A afasia pode levar ao isolamento social, solidão e perda da autonomia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.