Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões.

A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá o mesmo nome quando for reaberta, avançou o Aviation International News. A pista será agora 18L/36R e tudo porque a localização do pólo norte magnético está em constante mudança.

Segundo a Wired, o pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros num ano. Os pólos norte e sul magnéticos deslocam-se e não coincidem com os pólos norte e sul geográficos, apesar de serem próximos geograficamente.

Isto significa que pode ser necessária uma alteração no nome das pistas de aviação sem que, no entanto, essas mesmas pistas tenham mudado de sítio.

Os números nos nomes referem-se ao ângulo em que a pista se situa do norte magnético. No caso de Austin-Bergstrom, a pista 17L costumava estar em torno de 170 graus no sentido horário do norte magnético numa extremidade, e a 350 graus de distância na outra.

Tecnicamente, as duas pistas paralelas de Austin-Bergstrom terão de mudar de nome, dado que 175,1 graus terá de ser arredondado para 180 – e, portanto, 18L. O L e o R permanecerão iguais, dado que se referem às pistas esquerda (left) e direita (right), respetivamente.

Desta forma, quando a posição da pista de um aeroporto em relação ao norte magnético não é arredondada para os números representados, a Federal Aviation Administration (FAA) intervém e força o aeroporto a dar um novo nome à pista. O Modelo Magnético Mundial, desenhado pelos Centros Nacionais de Informação Ambiental, é um dos recursos que os aeroportos e a FAA consultam para a tomada de decisão.

Ainda assim, mudanças deste tipo são raras, já que o movimento do norte magnético é relativamente pequeno em comparação com o tamanho da Terra. A cada ano, só um ou dois aeroportos mudam o nome das pistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …