Um adolescente cigano está em coma num hospital depois de, segundo a polícia, ter sido espancado por uma dúzia de pessoas por suspeita de roubo numa cidade da região parisiense.
O jovem, de 16 anos, que vivia com a família e outras pessoas de etnia cigana numa casa abandonada de Pierrefitte-sur-Seine, a norte de Paris, foi encontrado na sexta-feira ao final da tarde, inconsciente, num carrinho de supermercado, disse uma fonte policial.
De acordo com o inquérito, terá sido espancando por pessoas que suspeitavam que, algumas horas antes, teria assaltado um apartamento na cidade.
“Um grupo de várias pessoas veio procurá-lo ao acampamento e levou-o à força”, contou outra fonte policial.
O adolescente terá sido levado para uma cave onde foi violentamente espancado e, segundo uma fonte próxima do caso, “uma dúzia de pessoas” terá participado no linchamento.
O Presidente francês, François Hollande, criticou hoje “os atos inqualificáveis e injustificáveis que ofendem todos os princípios sobre os quais a República (francesa) foi fundada” e pediu que “tudo seja feito para encontrar os autores desta agressão”.
Uma fonte policial disse que o jovem era conhecido por roubar e o presidente da câmara de Pierrefitte-sur-Seine, Michel Fourcade, precisou que o adolescente foi detido várias vezes desde o início de junho.
Associações de defesa das minorias dizem que a violência contra os ciganos está a aumentar.
/Lusa
Agora fica uns tempos sem roubar.