Afinal, o ADN mitocondrial pode ser herdado do pai

Nem todo o ADN é o mesmo. Há muito tempo que a ciência sustenta que nem todos os tipos de ADN são transmitidos da mãe e do pai.

Enquanto a maior a parte do ADN reside dentro do núcleo da célula, algum do código genético é guardado na mitocôndria. A visão convencional é que este tipo de ADN é apenas herdado da mãe, mas novas evidências mostram o contrário.

Um novo estudo, publicado a 21 de novembro na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que o ADN mitocondrial humano pode ser herdado da parte do pai, num caso histórico que começou com o tratamento de um menino doente de quatro anos.

A criança, que apresentava sinais de fadiga, dores musculares e outros sintomas, foi avaliada por médicos e testada para verificar se tinha um distúrbio mitocondrial. Quando Taosheng Huang executou os testes – e depois testou de novo para ter certeza – não conseguiu entender os resultados que obteve.

A razão pela qual Huang ficou tão chocado foi porque os resultados do menino mostraram uma mistura – chamada heteroplasmia – no seu ADN mitocondrial, que era composto de contribuições mais do que apenas maternas.

Embora haja evidência de transmissão de ADN mitocondrial paterno noutras espécies, o fenómeno em humanos tem sido debatido, mas nunca antes demonstrado.

Quando as irmãs do menino mostraram evidências da mesma heteroplasmia, Huang e os colegas analisaram do ADN mitocondrial da mãe das crianças, que também mostrou a mesma mistura.

Isto levou a equipa a ir mais longe na árvore genealógica, analisando também o ADN dos pais da mãe – avós do menino doente -, concluindo que o ADN mitocondrial da mãe vinha de aproximadamente 60% da mãe e 40% do pai.

“Os nossos resultados sugerem que, embora o dogma central da herança materna do ADN mitocondrial permaneça válido, existem alguns casos excecionais em que o ADN paterno pode ser passado para os filhos”, explicaram os autores. Embora esses casos possam ser excecionais, não são necessariamente tão raros como os cientistas poderiam imaginar.

No total, os investigadores identificaram três famílias de várias gerações não relacionadas que mostraram um alto nível de heteroplasmia de ADN mitocondrial – variando de 24 a 76% – em 17 indivíduos separados.

“Esta é uma descoberta realmente inovadora”, disse o biólogo Xinnan Wang, da Universidade de Stanford, que não esteve envolvido no estudo. “Isto poderia abrir um campo totalmente novo e mudar a forma como se procura a causa de determinadas doenças mitocondriais”.

Os investigadores dizem que a força da visão anterior – de que apenas a transmissão materna era possível – poderia significar que muitos casos de transmissão biparental, no passado, terão sido negligenciados como erros técnicos.

Seja como for, a evidência é “clara e provocativa” e deve agora iniciar uma avaliação mais ampla das possibilidades do ADN mitocondrial, segundo os investigadores.

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …