ADN antigo revela que os filisteus eram da Grécia

Melissa Aja / Leon Levy Expedition to Ashkelon

Uma equipa de cientistas pode ter desvendado o segredo da origem dos filisteus, o povo mencionado no Antigo Testamento que viveu em território israelita.

Chamar alguém de filisteu é rotulá-lo de inculto, mas para os hebreus na Bíblia cristã significava algo ainda pior: os filisteus eram o “adversário”.

Agora, a análise de ADN de dez esqueletos filisteus revelou que este povo era uma comunidade geneticamente distinta. Por volta do ano 1200 a.C., em pelo menos uma importante cidade filisteia, houve um influxo de genes do sul da Europa, sugerindo uma onda de imigrantes gregos para a região, explica Michal Feldman, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, na Alemanha.

O Antigo Testamento da Bíblia faz várias referências aos filisteus. Golias, o “gigante” que lutou contra Davi, era filisteu, por exemplo.

A equipa de Feldman tentou extrair o ADN de 108 restos de esqueletos escavados de vários locais em Ashkelon, na costa do que é atualmente Israel, datados da Idade do Bronze ou da Idade do Ferro.  Dez produziram informações genéticas úteis a partir dos ossos ou dentes. Os cientistas compararam essas informações com ADN de outras populações em todo o mundo, tanto antigas quanto modernas.

Os restos encontrados em Ashkelons poderiam ser divididos em três períodos de tempo. Os primeiros três indivíduos encontrados numa necrópole são, provavelmente, de 1600 a.C., quatro eram bebés que tinham sido enterrados por volta de 1200 a.C., e três indivíduos foram encontrados num cemitério na muralha da cidade e foram enterrados por volta de 1100 a.C..

Segundo o New Scientist, as pessoas do período intermediário tinham ascendência do sul da Europa, com 20 a 60% de similaridade com ADN de esqueletos antigos de Creta e da Península Ibérica e de pessoas modernas da Sardenha, uma ilha italiana.

No entanto, a ancestralidade grega do último grupo não era mais forte do que a do primeiro, o que significa que estes “imigrantes” penetraram a população local “até que essa ancestralidade estrangeira fosse diluída“, explica Feldman.

“Colocar os dados genéticos lado a lado com os dados arqueológicos fortalece o argumento de que houve migração das áreas que agora chamamos de Grécia e oeste da Turquia“, adianta Christoph Bachhuber, da Universidade de Oxford, que não esteve envolvido no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …