ADN antigo revela que os filisteus eram da Grécia

Melissa Aja / Leon Levy Expedition to Ashkelon

Uma equipa de cientistas pode ter desvendado o segredo da origem dos filisteus, o povo mencionado no Antigo Testamento que viveu em território israelita.

Chamar alguém de filisteu é rotulá-lo de inculto, mas para os hebreus na Bíblia cristã significava algo ainda pior: os filisteus eram o “adversário”.

Agora, a análise de ADN de dez esqueletos filisteus revelou que este povo era uma comunidade geneticamente distinta. Por volta do ano 1200 a.C., em pelo menos uma importante cidade filisteia, houve um influxo de genes do sul da Europa, sugerindo uma onda de imigrantes gregos para a região, explica Michal Feldman, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, na Alemanha.

O Antigo Testamento da Bíblia faz várias referências aos filisteus. Golias, o “gigante” que lutou contra Davi, era filisteu, por exemplo.

A equipa de Feldman tentou extrair o ADN de 108 restos de esqueletos escavados de vários locais em Ashkelon, na costa do que é atualmente Israel, datados da Idade do Bronze ou da Idade do Ferro.  Dez produziram informações genéticas úteis a partir dos ossos ou dentes. Os cientistas compararam essas informações com ADN de outras populações em todo o mundo, tanto antigas quanto modernas.

Os restos encontrados em Ashkelons poderiam ser divididos em três períodos de tempo. Os primeiros três indivíduos encontrados numa necrópole são, provavelmente, de 1600 a.C., quatro eram bebés que tinham sido enterrados por volta de 1200 a.C., e três indivíduos foram encontrados num cemitério na muralha da cidade e foram enterrados por volta de 1100 a.C..

Segundo o New Scientist, as pessoas do período intermediário tinham ascendência do sul da Europa, com 20 a 60% de similaridade com ADN de esqueletos antigos de Creta e da Península Ibérica e de pessoas modernas da Sardenha, uma ilha italiana.

No entanto, a ancestralidade grega do último grupo não era mais forte do que a do primeiro, o que significa que estes “imigrantes” penetraram a população local “até que essa ancestralidade estrangeira fosse diluída“, explica Feldman.

“Colocar os dados genéticos lado a lado com os dados arqueológicos fortalece o argumento de que houve migração das áreas que agora chamamos de Grécia e oeste da Turquia“, adianta Christoph Bachhuber, da Universidade de Oxford, que não esteve envolvido no estudo.

//

PARTILHAR

RESPONDER

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …