ADN antigo revela que os filisteus eram da Grécia

Melissa Aja / Leon Levy Expedition to Ashkelon

Uma equipa de cientistas pode ter desvendado o segredo da origem dos filisteus, o povo mencionado no Antigo Testamento que viveu em território israelita.

Chamar alguém de filisteu é rotulá-lo de inculto, mas para os hebreus na Bíblia cristã significava algo ainda pior: os filisteus eram o “adversário”.

Agora, a análise de ADN de dez esqueletos filisteus revelou que este povo era uma comunidade geneticamente distinta. Por volta do ano 1200 a.C., em pelo menos uma importante cidade filisteia, houve um influxo de genes do sul da Europa, sugerindo uma onda de imigrantes gregos para a região, explica Michal Feldman, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Jena, na Alemanha.

O Antigo Testamento da Bíblia faz várias referências aos filisteus. Golias, o “gigante” que lutou contra Davi, era filisteu, por exemplo.

A equipa de Feldman tentou extrair o ADN de 108 restos de esqueletos escavados de vários locais em Ashkelon, na costa do que é atualmente Israel, datados da Idade do Bronze ou da Idade do Ferro.  Dez produziram informações genéticas úteis a partir dos ossos ou dentes. Os cientistas compararam essas informações com ADN de outras populações em todo o mundo, tanto antigas quanto modernas.

Os restos encontrados em Ashkelons poderiam ser divididos em três períodos de tempo. Os primeiros três indivíduos encontrados numa necrópole são, provavelmente, de 1600 a.C., quatro eram bebés que tinham sido enterrados por volta de 1200 a.C., e três indivíduos foram encontrados num cemitério na muralha da cidade e foram enterrados por volta de 1100 a.C..

Segundo o New Scientist, as pessoas do período intermediário tinham ascendência do sul da Europa, com 20 a 60% de similaridade com ADN de esqueletos antigos de Creta e da Península Ibérica e de pessoas modernas da Sardenha, uma ilha italiana.

No entanto, a ancestralidade grega do último grupo não era mais forte do que a do primeiro, o que significa que estes “imigrantes” penetraram a população local “até que essa ancestralidade estrangeira fosse diluída“, explica Feldman.

“Colocar os dados genéticos lado a lado com os dados arqueológicos fortalece o argumento de que houve migração das áreas que agora chamamos de Grécia e oeste da Turquia“, adianta Christoph Bachhuber, da Universidade de Oxford, que não esteve envolvido no estudo.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …