Açúcar adicionado? Nutricionista diz que devemos afastá-lo das crianças até aos 2 anos

Alimentos com açúcar adicionado devem ser evitados por crianças até aos dois anos de idade, sugerem os resultados da investigação de um comité

Para alguns, tentar alimentar um bebé com uma colher de vegetais é uma tarefa hercúlea. Não importa se são ervilhas, feijão verde ou outra coisa, porque o resultado será o mesmo: o que entra na sua boca, sai imediatamente. Outros pais têm mais sorte neste capítulo.
Compare isso com alimentá-lo com puré de maçã, para o qual ele abre a boca após cada mordida e quase salta de prazer da cadeira. Como epidemiologista nutricional, Lisa Bodnar, da Universidade de Pittsburgh, já o fez e sabe que apenas satisfazer o seu desejo por doçura não beneficiará a sua saúde a longo prazo.

Recentemente, Bodnar fez parte de um comité da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, que resumiu as diretrizes sobre alimentação de bebés e crianças de até 2 anos de idade. Como parte do comité, ajudou a escrever um relatório sobre alimentação de crianças pequenas com açúcares adicionados e bebidas adoçadas com açúcar .

E — spoiler alert — os especialistas aconselham a não adição de açúcar para bebés e a adição de pouco ou nenhum açúcar para crianças de 12 a 24 meses de idade.

Açúcares adicionados são açúcares e xaropes que são adicionados aos alimentos durante o processamento ou preparação ou posteriormente à mesa. Podem ser açúcares naturais, como mel, ou adoçantes artificiais, como xarope de milho com alto teor de frutose.

Iogurte, lanches para bebés, sumos de fruta, sobremesas e produtos de panificação doces são as fontes mais comuns de adição de açúcares na dieta de bebés e crianças pequenas.

Ao contrário dos açúcares que ocorrem naturalmente nas frutas, laticínios, vegetais, pão e outros grãos, os açúcares naturais e adoçantes artificiais adicionados aos alimentos são os que devemos eliminar ou limitar nas dietas das crianças. Mas porquê?

Do nascimento aos 24 meses, o crescimento e o desenvolvimento adequados requerem calorias e nutrientes. Alimentos e bebidas com alto teor de açúcares adicionados fornecem muitas calorias — conhecidas como “calorias vazias” — mas não muitos nutrientes.

Oferecer alimentos com adição de açúcar às crianças desde o nascimento até aos 24 meses é problemático porque elas comem quantidades relativamente pequenas de comida nesta fase. Para garantir uma nutrição saudável, os alimentos que comem devem ser ricos em nutrientes. Se as crianças se alimentam de alimentos ou bebidas com alto teor calórico e açúcar, sobra menos espaço para alimentos nutritivos.

Crianças alimentadas com dietas ricas em açúcares adicionados têm maior probabilidade do que crianças com baixo consumo de açúcar de ter uma série de consequências negativas para a saúde à medida que crescem, incluindo obesidade infantil, doenças cardiovasculares e cáries.

Eis algumas dicas práticas para pais e responsáveis por bebés e crianças pequenas para eliminar ou limitar o consumo de açúcar:

  1. Ver o rótulo dos alimentos
  2. Mudar para bebidas mais saudáveis
  3. Largue o açúcar durante a preparação da comida
  4. Esteja ciente dos diferentes nomes para açúcar
  5. Esteja atento ao açúcar escondido em alimentos embalados ou feitos em lojas
  6. Insista nos vegetais

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.