Açores realizam primeiro campeonato de construção de microssatélites

European Space Agency, ESA / YouTube

-

O Governo dos Açores anunciou este sábado a realização, neste ano letivo, do primeiro campeonato regional “Cansat Açores”, que visa proporcionar aos alunos experiências em projetos espaciais, através da construção de um microssatélite.

O anúncio foi feito pelo secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, numa visita ao centro de ciência EXPOLab, no concelho da Lagoa, onde o responsável afirmou que o executivo gostaria de acolher pela primeira vez, em 2016, a edição europeia do campeonato de construção de microssatélites, o “Cansat, promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

“Tencionamos, correndo bem essa experiência, mostrar que temos a capacidade para organizar uma competição de nível europeu aqui na região. Temos em particular na ilha de Santa Maria uma escola secundária que teve já grandes resultados em competições nacionais e europeias”, afirmou Fausto Brito e Abreu aos jornalistas.

Segundo o programa educativo da ESA, o microssatélite não pode exceder em tamanho uma lata de refrigerante e terá de ter no interior um sistema múltiplo capaz de fazer várias medições durante a fase de descida do satélite.

As inscrições para a competição regional, cujos vencedores irão participar na prova nacional, decorrem até ao final de novembro. As equipas têm de ser constituídas por quatro alunos e um professor.

Os organizadores esperam com esta competição despertar vocações científicas, proporcionar novas experiências e estimular o interesse pela temática do espaço entre os estudantes.

Para o governante açoriano, a realização de uma prova deste género no arquipélago com âmbito europeu permitiria “dar visibilidade ao potencial da região” ao nível das tecnologias ligadas ao espaço, em grande parte “pela sua localização geográfica no meio do Atlântico Norte, que tem acesso a uma parte do espaço com visibilidade restrita para outras partes do mundo”.

Fausto Brito e Abreu destacou que a ciência é a base que permite criar hoje em dia muitas empresas e empregos, permitindo desenvolver economias mais competitivas.

O responsável apontou o exemplo da ilha de Santa Maria, onde estão instaladas duas estações da ESA, uma para o projeto Galileu e outra para monitorizar o lançamento de satélites, um rádio telescópio da rede de estações geodinâmicas espaciais, infraestruturas e equipamentos “topo de gama” que começaram com pequenos contentores e hoje “já geram algum emprego local”.

“Mas, mais importante, geram crescimento de outros projetos que surgem na sequência disso e geram reconhecimento para a região, como local privilegiado para fazer estudos nesses domínios”, referiu o governante açoriano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …