Físicos explicam o que aconteceria (ou não) se a Terra fosse plana

Bem-vindos a 2018. A Terra voltou a completar uma volta ao Sol. Mas não tão depressa. Se concorda com a ideia de uma Terra plana, então acreditará que tal não aconteceu, porque o Sol gira num círculo à volta do céu.

Os humanos sabem há muito tempo que o planeta é redondo, mas a crença numa Terra plana recusa-se a morrer. Há até uma organização dedicada a este tema. Vamos examinar, então, como os princípios bem conhecidos da física e da ciência funcionariam (ou não) numa Terra plana.

A Gravidade Falha

Em primeiro lugar, um planeta com a forma de uma panqueca não teria gravidade. “Não está claro como é que a gravidade funcionaria neste mundo”, afirma James Davis, geofísico do Observatório Lamont-Doherty da Universidade de Columbia.

Isto é muito importante, já que a gravidade explica uma ampla gama de observações terrestres e cósmicas. A mesma força mensurável que faz com que uma maçã caia de uma árvore também faz com que a Lua orbite a Terra e que todos os planetas orbitem o Sol.

As pessoas que acreditam numa Terra plana assumem que a gravidade puxaria para baixo, mas não há evidências que sugerem que isso funcionasse assim. O que sabemos sobre a gravidade sugere que puxaria para o centro do disco.

Isto significa que só puxaria para baixo num ponto – no centro do disco. À medida que nos afastamos do centro, a gravidade puxaria cada vez mais horizontalmente. Isto teria alguns impactos estranhos, como: “chupava” toda a água para o centro do mundo e faria com que as árvores e as plantas crescessem diagonalmente, pois desenvolvem-se na direção oposta à atração da gravidade.

Problemas Solares

Depois temos o Sol. No modelo cientificamente suportado do Sistema Solar, a Terra gira em torno do Sol porque este último astro é muito mais massivo e tem mais gravidade. No entanto, a Terra não cai para o Sol porque viaja numa órbita. Por outras palavras, a gravidade do Sol não está a agir sozinha.

O planeta também viaja numa direção perpendicular ao puxo gravitacional da estrela; se fosse possível desligar essa gravidade, a Terra seria disparada em linha reta e sairia do Sistema Solar. Ao invés, o momento linear e a gravidade do Sol combinam-se, resultando numa órbita quási-circular em redor do Sol.

O modelo da Terra plana coloca o nosso planeta no centro do Universo, mas não sugere que o Sol orbita a Terra. Em vez disso, o Sol circula no topo do mundo como um carrossel, iluminando e aquecendo-nos como um candeeiro de mesa. Sem o momento linear e perpendicular que ajuda a gerar uma órbita, não está claro que força manteria o Sol e a Lua a pairar sobre a Terra, em vez de bater nela.

Da mesma forma, num mundo plano, os satélites provavelmente não seriam possíveis. Como é que orbitariam um plano? “Existem inúmeros satélites dos quais a sociedade depende que simplesmente não funcionariam,” explica Davis. Por esta razão, acrescenta, “não consigo perceber como é que o sistema GPS funcionaria numa Terra plana.”

Se o Sol e a Lua apenas se deslocassem num dos lados da Terra plana, presumivelmente podia haver uma precessão de dias e noites. Mas tal não explicaria as estações, os eclipses e muitos outros fenómenos.

O Sol também, presumivelmente, teria que ser mais pequeno que a Terra, de modo a não queimar ou colidir com o nosso planeta ou com a Lua. No entanto, nós sabemos que o Sol tem um diâmetro mais de 100 vezes superior ao da Terra.

Removendo o Céu e a Terra

Nas profundezas do interior terrestre, o núcleo sólido gera o campo magnético do planeta. Mas num planeta plano, isso teria que ser substituído por outra coisa. Talvez uma folha plana de metal líquido. Tal, no entanto, não giraria de forma a produzir um campo magnético. Sem um campo magnético, as partículas carregadas do Sol fritariam o planeta. Podem destruir a atmosfera, como aconteceu com Marte depois de perder o seu campo magnético, e o ar e os oceanos escapariam para o espaço.

O movimento das placas tectónicas e a sismicidade dependem de uma Terra redonda, porque somente numa esfera todas as placas encaixam de maneira sensata, realça Davis.

Os movimentos das placas num lado da Terra afetam os movimentos no outro. As áreas da Terra que fabricam crosta, como por exemplo a dorsal mesoatlântica, são contrabalançadas por locais que consomem crosta, como por exemplos as zonas de subducção.

Numa Terra plana, nada disto pode ser explicado adequadamente. Teria também que haver uma explicação para o que acontece às placas na orla do mundo. Pode-se imaginar que caem, mas isso provavelmente prejudicaria a proposta “parede” que impede as pessoas de caírem do mundo em forma de disco.

Talvez uma das estranhezas mais flagrantes é que o mapa proposto da Terra plana é totalmente diferente. Coloca o Ártico no centro enquanto a Antártica forma uma “parede de gelo” em redor da borda.

Nesse mundo, as viagens seriam muito diferentes. Voar da Austrália até certas partes da Antártica, por exemplo, levaria muito tempo – teríamos que viajar por cima do Ártico e de ambas as Américas para lá chegar. Além disso, certas façanhas do mundo real, como percorrer a Antártica (o que já foi feito muitas vezes), seriam impossíveis.

Esbatendo no Chão

Contrariamente à crença popular, é um equívoco pensar que muitas sociedades de pessoas sérias e educadas realmente alguma vez acreditaram na ideia da Terra plana.

“Com extraordinárias exceções, nenhuma pessoa educada na história da civilização ocidental, a partir do século III AC em diante, acreditava que a Terra era plana,” comentou o historiador Jeffrey Burton Russell em 1997. “Uma Terra redonda aparece, pelo menos, tão cedo quanto o século VI AC com Pitágoras, que foi seguido por Aristóteles, Euclides e Aristarco, entre outros, na observação de que a Terra era uma esfera.”

Como escreveu o cientista e autor Stephen Jay Gould, a ideia de que muitas pessoas – incluindo espanhóis e Cristóvão Colombo – acreditavam que a Terra era plana foi inventada em grande parte por escritores no século XIX como Washington Irvin, Jean Letronne e outros.

Letronne era um “académico de fortes preconceitos antirreligiosos… que inteligentemente se baseou em ambos para deturpar os líderes da Igreja e os seus sucessores medievais como acreditando numa Terra plana,” observou Russell.

De qualquer forma, embora seja divertido imaginar cenários contrafatuais, a ciência avança com o desenvolvimento de teorias científicas para explicar observações. No que toca a estas teorias, quanto mais simples, melhor, diz Davis.

A noção de uma Terra plana, no entanto, começa claramente com a ideia de que o planeta é plano e, em seguida, tenta torcer outras observações para seu benefício. Podemos encontrar explicações estranhas para fenómenos individuais sob este quadro, realça Davis, mas “desmoronam-se muito rapidamente.”

ZAP // CCVAlg

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Este texto faz tudo o que nao deve ser feito…zomba duma situaçao que pode ser verdadeira e assume como verdadeira uma situaçao que nunca foi comprovada senao pelos dizeres da NASA e companhias…facilmente verao na internet provas dadas de que a terra plana é possivel (claro que certas situaçoes nao podem ser provadas porque quem detem essas capacidades sao as intituiçoes que nos afirmam que a terra é redonda) e verão como sao comprovadas as muitas falsidades que certas intituiçoes nos querem inpingir…googlem por Teera Plana e verao e aí ajuizarao com conhecimento de causa e nao como faz este senhor neste texto.

    • Tenho quase a certeza absoluta de que não há muito mais pessoas a acreditar que a Terra é plana porque foram até ao fim do Mundo para ter a certeza disso, e caíram.

    • É por isto que os brasileiros são tão bons inventar (e a vender!) deuses e religiões!…
      Pegam numa coisa sem qualquer sentido e acreditam tanto nessa mentira que passa a ser verdade e perdem a noção da realidade!…
      Agora desliga a Internet e vai até uma praia onde, com alguma perspicácia e bom senso, poderás ser capaz de descobrir SOZINHO que a terra provavelmente será mesmo arredondada!!
      .
      Mas, vamos imaginar que essas palermices normalmente inventadas por americanos são verdade: mesmo que a Terra seja plana, o que é que isso muda?!
      Altera alguma coisa?!
      Qual é o objectivo?
      As religiões não são suficientes para confundir e enganar as pessoas?!
      .
      O melhor foi ver um louco armado em cientista com um nível de bolha num avião, supostamente a provar que a terra é plana – foi mesmo hilariante!…

      • O endeusamento da atual ciência que afinal não passa de mais uma seita religiosa.
        A mim tanto se me dá a Terra seja redonda, quadrada, plana ou como dizem agora alguns cientistas que ela é concava.
        A si dá-lhe muita comichão e até agora você não conseguiu provar nada com suas teorias. De grandes teorias está o inferno cheio.
        Sabia que são encontrados cada vez mais artigos científicos falsificados e inúteis?
        Pois fique sabendo que de uma só vez foram encontrados quase 50.000 artigos científicos que no final estavam todos falseados.
        Já andei imensas vezes de avião e não vi nenhum Terra redonda. Se você viu troque de lentes.
        Qual o seu objetivo? Atirar areia para os olhos dos outros com suas teorias da sua seita religiosa?

        • “O endeusamento da atual ciência que afinal não passa de mais uma seita religiosa.”
          Bem… uma coisa é ser ignorante, outra é isto!!..
          A “ciência actual” é igual à ciência de sempre:
          “A ciência visa descobrir a verdade pela evidência e não impõe “verdades” sustentadas em crenças”.
          Percebido?
          Até podiam estar falsificados 99% do artigos científicos – isso nada diz sobre a ciência; diz apenas sobre quem publicou esse artigos!!
          Inúteis são as religiões – ou como é que acha que se demonstrou que esses artigos científicos estavam errados/falsificados?
          Pois, foi precisamente com CIÊNCIA!!!
          Eu falei em ir à praia e olhar para o horizonte, mas, quando andou de avião não viu a terra redonda?
          E, viu a terra plana?!!
          Enfim…
          O meu único objectivo é evitar que palermas como o sr não espalhem a sua imbecilidade!…
          A minha “seita” (ciência) ajuda a “limpar” a areia do olhos que os charlatães da homeopatia, acupunctura, astrologia, etc, etc, gostam de atirar para os olhos do mais “distraídos”!…

          • cantas bem mas nao alegras pa

            tens pinta de troca tintas ate metes ao barulho homeopatia, acupunctura, astrologia, etc, etc, e sexo e doenças, imbecilidade e ofencas

            deves ter tirado o curso de charlatao no mesmo sitio dos charlataes quando dizes podiam estar falsificados 99% do artigos científicos ja diz muito da tua pinta

            aproveita vai ao medico e muda de drogas

            nao espero que me entendas quando nao entendes os outros

            eu tambem andei de aviao como o ferreira e nao vi terra redonda so se tomasse drogas e que ficava a ver a terra redonda ehehehehehehe

            larga.as e cura.te pa a ciencia nunca foi exata hoje e uma coisa amanha ja e outra e ontem foi ainda outra tudo muda menos os otarios

        • Os Incas, Maias e até os Egípcios conseguiam ser bem mais evoluídos do que tu… E isso surpreende-me! Como é que é possível, nos dias de hoje haver tamanha burrice com o conhecimento disponível…
          Estes ancestrais com o pouco conhecimento de que dispunham conseguiam ser mais perspicazes do que tu, conseguiram mapear o céu, prever o movimento dos astros etc etc…
          Já agora diz-me lá, o que ganhariam os malandros dos cientistas em querer fazer-nos querer que a terra é redonda???
          É com cada anormal….

    • Exato Arauto.
      Ainda está para nascer para me dizer quem é essa senhora, a ciência, que qualquer coisa por ela faladrada vem logo arrogamentemente carimbada com um selo de legitimidade inquestionável e dogmático.
      Se há coisa mais constante no Universo é a mutação, tudo muda constantemente, muda a sociedade, muda a física, muda a química, muda a medicina, nada há incólume à mutação.
      A propósito de ciência, uns dizem redonda, outros plana e outros agora dizem que após estudos científicos ela é convexa.
      Outros virão e dirão científicamente que ela é triangular.
      O que eu mais adoro na religião-ciência, ela é hilariante e não tem passado disso mesmo.
      E depois ainda há aqueles que ficam babando ao dizerem que é devido a essa religião-ciência que existe a TV, a rádio, os Pêcês e telemóveis e outras merdices e esquecem-se que os humanos viveram muito bem por milhões de anos sem essa tralha.

  2. A terra é plana sim senhor, mas só aos bocadinhos e normalmente antes de uma construção e depois da passagem dos Bulldozers e retroescavadoras.

  3. Sabemos que é redonda? O tanas é que sabemos. Lá por termos todos recebido a crença da ciência da nasa e suas tretas desde quando sabemos que a Terra é redonda? Ou plana? O ser humano anda o tempo todo a ser gozado pelas crenças da actual ciência.

    • Antes da nasa etc, já tinha sido provado que a terra era redonda, quando um navegador fez a viagem de circunavegação…há 500anos atras.A sério que isto Ainda é um tema? Mas estamos a regredir?

      • Provou o quê? Nada de nada. Veja o que agora vários cientistas brasileiros entre outros, pesquisaram e analisaram durante 7 longos anos por vários locais do mundo e concluiram que a Terra não é nem redonda nem plana mas sim concava.

  4. “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja.”
    ― Fernão de Magalhães

    • A verdade amigo FM é que a Bíblia nunca afirmou que a Terra é plana!
      Bem pelo contrário! Quando a igreja católica insistia (e continua a insistir) nas suas teorias e mentiras, a própria já dizia em Isaías 40:22 diz: “Há Um que mora acima do CÍRCULO da terra (…)”!
      E mais, enquanto grandes pensadores/filósofos insistiam que a Terra estava apoiada em tartarugas e elefantes, nisto e naquilo, a própria Bíblia já dava a resposta que hoje é provada: Jó 26:7 “Ele estende os céus do norte* sobre o vazio, SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA;”

      • Ora, CÍRCULO é uma figura unidimensional, sendo assim pode perfeitamente ser PLANO. Pizzas são círculos e são planas.
        Agora se estivesse escrito BOLA ou ESFERA seria tridimensional. E as Escrituras mencionam sobre o Domo e o sol e a lua se moverem, além dos alicerces da Terra que indica que ela é estacionária (imóvel)

  5. Só um mentecapto que se acha muito inteligente acredita que a terra é plana. Basta observar o sol para ter 100% de certeza do que o que se observa só é possivel numa terra globo. Um astro super brilhante que desaparece da vista completamente antes de deixar de iluminar é absurdo e impossivel que recriar num plano.
    Olhem um farol, é depois de deixar de iluminar é visivel por muitos kilometros de distância. A luz de um carro que ilumina cerca de 100 metros mas é visivel a mais de 15 kilometros de distancia.
    Não é preciso mais nada, o movimento do sol rebate completamente a possibilidade da terra plana.

    Já agora, a Russia vende viagens á estratosfera em MIG-29 por cerca de 17.000 euros. Será que todos os terraplanistas não conseguem angariar esse dinheiro?
    Os terraplanistas nunca inventaram, criaram ou provaram nada. São apenas frustrados incapazes de entender a terra e o universo devido ao seu entendimente e raciocinio limitado.

  6. A verdade amigo Eu! é que a Bíblia nunca afirmou que a Terra é plana!
    Bem pelo contrário! Quando a igreja católica insistia (e continua a insistir) nas suas teorias e mentiras, a própria já dizia em Isaías 40:22 diz: “Há Um que mora acima do CÍRCULO da terra (…)”!
    E mais, enquanto grandes pensadores/filósofos insistiam que a Terra estava apoiada em tartarugas e elefantes, nisto e naquilo, a própria Bíblia já dava a resposta que hoje é provada: Jó 26:7 “Ele estende os céus do norte sobre o vazio, SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA;”

  7. ALGUNS usam temas como este; Para destilar suas “ofensas peçonhentas”…e mostrar seu “CONHECIMENTO” e sua Opinião; Amigo faz isso NÃO, é Feio. Uma geração que se diz “Informada” agir assim humilhando os outros (É humilhando sim), É válido dialogar, mas como vejo a maioria dos comentarista, digo mais uma vez: É FEIO, GROSSEIRO, RUDE a maneira de ALGUNS. Adios.

  8. A existência desta discussão (sobre a forma do planeta que habitamos) em pleno século XXI, talvez traga alguma luz sobre determinadas situações, por exemplo:
    Determinadas discussões que os deputados/políticos fazem na Assembleia da Republica, que são um absoluto disparate, sabendo nós que estes são pagos a peso de ouro se comparados com os salários da “plebe”.
    Os terraplanistas estão para a realidade como quem, ainda hoje, não acredita que o homem pisou o solo lunar…
    Talvez seja mais fácil acreditar que Deus tenha criado o homem “à sua imagem e semelhança”, mais tarde “concebeu” uma mulher para lhe fazer companhia, “aconselhando-os” a procriar… e sim, a consanguinidade pode trazer problemas, porque só existia este par, teve que acontecer… parte destes problemas ainda se manifestarão nos dias de hoje pois, aparentemente, manifestando-se nas capacidades de raciocínio de alguns…

  9. Os cientistas brasileiros,são bons é a vender biblias ou melhor ajudarem a criar ceitas relegiosas ou outras merdas.
    Bom eu até nem percebo porque falar nos cientistas brasileiros afinal,eles também nunca descobriram nada de jeito.

  10. Adoro esse pessoal , vamos fazer uma pequena simulação

    Enchemos um copo com água até borda, e viramos ou tombemos um pouco esse copo, pergunta o que acontecerá com água contida dentro desse copo?

    A água fica grudada dentro do copo porque a terra é um globo e todas as leis que se aplica ao globo referente as águas grudadas no planeta, dos mares, piscinas, caixas d’ água, lagos… se aplica também á água que está dentro desse copo?

    Claro o planeta gira, ninguém percebe pela alta rotação de giro do planeta, por isso nem a caixa d’ águas, lagos etc, sai vazando pelas bordas a cada semi giro do planeta

    Então se a pessoa vira o copo cheio com água, essa água não vaza, cai e sim ficar grudado no copo assim como, água dos mares, oceanos, fica grudado no planeta

    Porque tanto o copo, quanto a água, quanto a pessoa estão recebendo as mesmas influências do planeta, ou não?

    Por isso ninguém sente nada, nem se está de ponta cabeça, deitado, girando, com zonzuras…

    Interessante como todas pessoas do planeta globo não ficam zonzo com a rotação do planeta, o giro do planeta deve ser matematicamente perfeito, porque basta a gente dar alguns giros em torno do no próprio eixo para sair cambeteando e muitas pessoas passam até mal

    Vosso planeta é mágico é um globo onde as águas mágicas que chegam até na mesma praia de onde um hipotético observador observa o navio sumindo a sua frente, (Se o navio está descendo pela circunferência água só pode estar subindo até observador)

    Algumas pessoas podem ter problema de visualização mental acho que 99, 999999999% deles

    Então pegue uma bola de plástico, um barquinho de brinquedo, pouquinho de água, tenta simular, porque deve ser a coisa mais simples do mundo simular uma experiência dessa, principalmente com adeptos dos mestres, deuses das teorias do passado (que nem cinzas existem mais) , isso vocês vão tirar de letra vocês que gostam de debochar, etc tem diplomas acadêmicos, são doutores sabe tudo…. Seus alunos vão adorar saber para onde o dinheiro deles estão indo, (mensalidade, livros, concursos, etc é tudo baratinho, cai do céu)

    E você alunos parem de aceitar tudo como verdade, analise, pense, pergunte, questione, etc, são vocês que estão bancando esses charlatões e embusteiros do conhecimento, o dinheiro de vocês deve cair do céu

    Coloca o barquinho pode ser com a mão mesmo, começando descer pela circunferência da bola, e visualize água subindo pela bola e chegando a té você

    Mostra e simula ai para seus alunos, eles vão adorar ver a mágica das águas que sobem pelo globo

    Se não tiver um barquinho de plástico, faz barquinho de papel mesmo

    Inocência até um certo limite até vai, mas passou de certo ponto……….

    6 e meia dúzia deve ser uma coisa totalmente diferentes uma da outra nesse planeta bola molhada

  11. Para saber se o navio está descendo pela circuferência da terra basta medir o nivel do navio sobre águas calmas na descida desse navio pela circuferência da terra se realmente a terra tiver o formato de um globo e se realmnte o navio estiver descendo por ela

    Podendo usar para isso um intrumento um medidor de nível horizontal (pode se usar para isso até nível de bolha de água manual ou usando até mangueira transparente com água dentro como as usado pelos pedreiros de contruções), se o navio realmente estiver descendo pela circuferência o intrumento medidor de nivel nunca poderá estar zerado, porque se o instrumento medidor de nível estiver zerado indica que o navio está sobre um plano horizontal, isso mesmo, isso só pode ocorrer se a terra for plana no sentido horizontal pois as águas só pode estar nivelada HORIZONTALMENTE no topo da surperfície e não contornado objetos LEMBRANDO QUE ESTAMOS MEDINDO O NIVEL HORIZONTAL

    Existe horizontal e vertical?

    Parece uma pergunta sem sentido, mas para muitos deve ser muito dificil saber diferenciar entre uma e outra na aplicação prática de sentidos sobre planeta onde ele mesmo vive, então nada melhor que um exemplo

    Exemplo todo constrututor de obras de casa e predios primeiro nivela a base da construção no sentido horizontal, ai sim, só depois que se nivelou a base da contrução no sentido horizontal é que se pruma as parede na verticais

    Deu para notar a diferença entre horiziontal e vertical?

    Ainda não? Entre dentro da sua casa devidamente construída e olhe pro chão o piso dela está nivelada horizontalmente sobre a superficie e o que diz isso, que você está no topo da superficie plana a uma certa altitude acima do nivel zero horizontal do mar.

    Observe também nas estradas quando você estiver viajando de carro as placas indicadoras de beira de estrada, cidade X está a 1900 metros acima do nivel do mar, cidade Y está a 500m acima do nivel do mar, etc..

    Qual é o milagre teria então de ser feito pelos construtores para se conseguir nivelar a BASE de qualquer contrução no sentido HORIZONTAL se agua dentro dos intrumentos não tivesse precisão da sua medida da horizontal de uma reta exata?

    Isso prova que a água só pode estar nivelada horizontalmente no topo, porque se não, nenhum contrutor desse planeta conseguiria nivelar a BASE de nenhuma construção nesse planeta

    E como TODA a agua está NIVELADA no topo, só podemos estar no topo de um planeta PLANO (sem contar os relevos)

    E onde que é o topo do planeta globo?
    Melhor, da uma olhada na maquete do planeta globo é esse mesmo maquete que todo globalista ou NASAlândico gosta de ter dentro de casa para enfeite ou para estudo, e observe se você mora perto do topo

    Então sinto muito globalistas e NASAlândicos, a TERRA É, E SEMPRE FOI PLANA ATÉ ÚLTIMA ORDEM.

  12. É verdade eles andem ai
    Um navio de ponta cabeça ou de lado qualquer intrumento de medida indiacaria assim como indica o nivel horizontal, horizontal é uma coisa , vertical é outra, ou é a mesma coisa?

    essa é dificil em? kkk

  13. Vou só complementar o que escrevi acima, com uma coisa que me passou pela cabeça, sobre o navio

    Imagine que você disponha de uma bola de festas, um barquinho de plático ou de papel e um nível de pedreiro que eles utilizam para para nivelar as construções

    Se você colocar o barquinho em cima da bola você consiguirá facilmente nivelar esse barco sobre a bola, observando a bolha do nível de pedreiro que estará centralizada na ampola de vidro do medidor.

    Mas o que acontecerá se você tentar nivelar horizontalmente com nivel de pedreiro esse barco, na parte vertical da bola?

    Além de não conseguir, a bolha do nivel do pedreiro vai subir indicando o barco está descendo pela bola na sua lateral.

    Bem o que podemos concluir além das indicadas acima com essa experiência?

    Essa pode ser a prova definitiva para acabar com qualquer dúvida ou teorias sobre o formato do nosso planeta

    Mas algúém poderia argumentar mas como assim?

    Facil precisará apenas medir o nivel do navio verdadeiro sobre ÁGUAS CALMAS, com preferencia tendo uma equipe de solo, testemunhas, imprensa, para oficializar a experiência…

    Porque o navio partindo do ancoradoro estárá nivelada sobre as aguas, e na hora que ele sumir no horinzonte o nivel terá que indicar que ele está descendo, se verdadeiramennte o nosso planeta em que vivemos tem formato de um globo.

    Agora se o navio partindo do ancoradoro está nivelada sobre as aguas e sumindo no horizonte permanece nivlado a terra é plana

    E ai quem é que vai pagar o churrasco e a cerveja?

    Globalitas Nasalândicos ou como muitos gostam de afirmar pros 4 ventos os malucos terra planistas?

    Vai ser a maior satisfação do mundo pelo menos pra mim, descobrir quem está com a razão.

    E quem perder infelizmente vai ter que engolir a seco muitas coisas ditas, eu me incluo nisso o que me importa a verdade sobre tudo, e pedirei desculpas do fundo do coração a todos se eu estiver enganado em tudo que acreditei.

  14. Pregunta para os “terraplaneiros”:

    – Porque é que em Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos ou Canadá podemos ver a Estrela Polar, mas em Moçambique, Angola ou África do Sul não conseguimos?

  15. Eu suponho que deva ser porque o ponto está longe do campo de visão?

    Imagino que precisaria apenas de um poder de zoom maior, deve existir muitas mais estrelas que pessoas conseguem ver de sua localidade e que não se consegue enxergar de outras localidade, cada um vai ver aquilo que tiver mais próximo

    Deve ser mesma coisa que procurar um pontinho no final da perpectiva de visão, todo mundo sabe que no fianl da perpectiva de visão um pontinho não é tão simples de ser visivel, alé de pouição, etc

    eu sinceramente não recordo de cabeça, mais me me parece que já li ago sobre esta estrela a qual você se refere, se achar prometo que trago ela aqui ,

  16. Eu achei só vou colar um pedacinho do texto do livro “O Aeroplano Terra – Eric Dubay”,

    É bem facil de baixar gratuitamente na internet pra quem estiver interessado

    “Desde o início da história registrada, e por milhares e milhares de anos, todas as
    culturas antigas ao redor do mundo sabiam muito bem que a Terra NÃO era uma bola
    espacial giratória. Elas sabiam, a partir de observação, experimentação e senso comum,
    que a Terra é um plano nivelado sem movimento e que o Sol, a Lua e as estrelas
    revolvem, todos, acima e ao redor de nós. Elas sabiam que o Polo Norte era o ponto
    central monopolar da Terra, com Polaris, a estrela do Polo Norte, posicionada
    diretamente acima. Elas sabiam, que nem você sabe, observando o céu por anos, que
    Polaris é a única estrela imóvel nos céus, enquanto todas as outras constelações
    revolvem círculos perfeitos ao redor dela.”

RESPONDER

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …