Acidez dos oceanos pode estimular órgãos sexuais dos peixes (e aumentar a sua reprodução)

De acordo com um novo estudo, no futuro, algumas espécies de peixes terão maior capacidade reprodutiva devido à estimulação dos seus órgãos sexuais. Esta é uma consequência dos maiores níveis de acidez nos oceanos devido ao aquecimento global.

Uma equipa de investigadores da University of Adelaide afirma que, devido aos elevados níveis de CO2 previstos para o final do século nos oceanos, os peixes vão desenvolver mudanças que lhes vão permitir produzir mais espermatozoides e óvulos, aumentando assim as possibilidades de maior sucesso reprodutivo, avança o Cienciaplus.

“O aquecimento dos oceanos absorve cerca de um terço do dióxido de carbono lançado na atmosfera, fazendo com que os oceanos se acidifiquem cada vez mais”, explicou Ivan Nagelkerken, principal autor do estudo que foi publicado na revista PLOS Biology.



De acordo com o biólogo, “muitas espécies são afetadas negativamente no seu comportamento e na sua fisiologia devido à acidez dos oceanos. Contudo, descobrimos que nesta espécie de peixe, a Forsterygion lapillum, tanto os machos como as fêmeas, tinham gónadas maiores em consequência desta situação que tem ocorrido nos oceanos nos últimos anos”.

O especialista garante que esta condição “implicou um aumento na produção de óvulos e espermatozóides e, portanto, mais uma maior possibilidade de criar mais descendentes”.

“Descobrimos que os machos comiam mais, sendo que mostraram uma procura intensificada por presas que eram mais abundantes devido ao aumento da biomassa de algas que estão a crescer devido aos altos níveis de dióxido de carbono”, diz Nagelkerken.

Os investigadores descobriram que outras espécies de peixes menos dominantes não mostraram esse efeito de produção reprodutiva, talvez devido à sua natureza menos competitiva.

“Achamos que a Forsterygion lapillum e outras espécies semelhantes provavelmente terão grandes benefícios com o aumento da acidez dos oceanos”, disse um outro autor do estudo, Sean Connell.

Para o investigador, o estudo “mostra que algumas espécies mais dominantes serão capazes de capitalizar as mudanças nos ecossistemas com a acidez dos oceanos, aumentando assim a sua população”.

Esta pode ser uma boa notícia uma vez que existem vários ecossistemas em risco de serem extintos.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …