Acidez dos oceanos pode estimular órgãos sexuais dos peixes (e aumentar a sua reprodução)

De acordo com um novo estudo, no futuro, algumas espécies de peixes terão maior capacidade reprodutiva devido à estimulação dos seus órgãos sexuais. Esta é uma consequência dos maiores níveis de acidez nos oceanos devido ao aquecimento global.

Uma equipa de investigadores da University of Adelaide afirma que, devido aos elevados níveis de CO2 previstos para o final do século nos oceanos, os peixes vão desenvolver mudanças que lhes vão permitir produzir mais espermatozoides e óvulos, aumentando assim as possibilidades de maior sucesso reprodutivo, avança o Cienciaplus.

“O aquecimento dos oceanos absorve cerca de um terço do dióxido de carbono lançado na atmosfera, fazendo com que os oceanos se acidifiquem cada vez mais”, explicou Ivan Nagelkerken, principal autor do estudo que foi publicado na revista PLOS Biology.

De acordo com o biólogo, “muitas espécies são afetadas negativamente no seu comportamento e na sua fisiologia devido à acidez dos oceanos. Contudo, descobrimos que nesta espécie de peixe, a Forsterygion lapillum, tanto os machos como as fêmeas, tinham gónadas maiores em consequência desta situação que tem ocorrido nos oceanos nos últimos anos”.

O especialista garante que esta condição “implicou um aumento na produção de óvulos e espermatozóides e, portanto, mais uma maior possibilidade de criar mais descendentes”.

“Descobrimos que os machos comiam mais, sendo que mostraram uma procura intensificada por presas que eram mais abundantes devido ao aumento da biomassa de algas que estão a crescer devido aos altos níveis de dióxido de carbono”, diz Nagelkerken.

Os investigadores descobriram que outras espécies de peixes menos dominantes não mostraram esse efeito de produção reprodutiva, talvez devido à sua natureza menos competitiva.

“Achamos que a Forsterygion lapillum e outras espécies semelhantes provavelmente terão grandes benefícios com o aumento da acidez dos oceanos”, disse um outro autor do estudo, Sean Connell.

Para o investigador, o estudo “mostra que algumas espécies mais dominantes serão capazes de capitalizar as mudanças nos ecossistemas com a acidez dos oceanos, aumentando assim a sua população”.

Esta pode ser uma boa notícia uma vez que existem vários ecossistemas em risco de serem extintos.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …