/

Abelhas selvagens europeias em risco de extinção

2

Quase 10% das cerca de 2.000 espécies de abelhas selvagens europeias estão ameaçadas de extinção, de acordo com um estudo hoje divulgado pela Comissão Europeia.

A investigação realizada pelo braço executivo da União Europeia é a primeira a focar-se na população de abelhas selvagens europeias, que é menos conhecida do que a variedade doméstica, mas igualmente importante para a polinização das culturas.

O relatório revela que 9,2% das espécies de abelhas selvagens da Europa estão ameaçadas de extinção, enquanto 5,2% das mesmas são consideradas suscetíveis de entrar para a lista num futuro próximo”, revela a comissão.

A avaliação foi publicada como parte da Lista Vermelha Europeia das Abelhas, criada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, e do projeto Estatuto e Tendências dos Polinizadores Europeus.

Os autores do estudo consideram que este providencia a “melhor compreensão”, até ao momento, sobre as 1.965 espécies pesquisadas, mas acrescentam que o conhecimento ainda está incompleto devido a uma “alarmante falta de recursos e competências”.

A União Internacional para a Conservação da Natureza sublinhou que a investigação, cofinanciada pela Comissão Europeia, mostra a urgência em investir em pesquisas para deter o declínio das abelhas selvagens, que desempenham “um papel essencial na polinização das culturas”.

“Se não abordarmos as razões por detrás deste declínio e não agirmos com urgência para detê-las, podemos pagar um preço muito elevado”, disse Karmenu Vellu, comissário europeu para o meio ambiente.

Segundo a Comissão, 84% das principais culturas para consumo humano na Europa exigem polinização por insetos para melhorar a qualidade e o rendimento do produto.

As abelhas estão ameaçadas pela “perda e degradação em grande escala” das espécies e dos seus espaços, sobretudo devido à agricultura intensiva e ao uso de inseticidas e fertilizantes.

“A mudança climática é outro importante fator de risco de extinção para a maioria das espécies de abelhas, particularmente as mamangabas”, alertou a Comissão.

/Lusa

2 Comments

  1. Continuem a plantar OGM e verão as abelhas a desaparecer mesmo…
    Só os ignorantes é que não percebem o verdadeiro PERIGO destes organismos!!!!!!

  2. “As abelhas estão ameaçadas pela “perda e degradação em grande escala” das espécies e dos seus espaços, sobretudo devido à agricultura intensiva e ao uso de inseticidas e fertilizantes.”, mas falar dos OGM é mentira…
    Então e as plantas que produzem o seu próprio veneno?! Nem os bichos lhes tocam! E não é preciso usar o Round-Up, ui que poupança!…
    Agora Imaginem quem as come!Mas quem fabrica estas sementes diz que não faz mal nenhum.O que é certo é que na Monsanto não existem comidas OGM para os seus empregados comerem… Agora pensem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.