Abelhas são capazes de associar símbolos a números

(cv) QldBrainInstitute

As abelhas continuam a surpreender pela sua grande capacidade cognitiva. Agora, cientistas descobriram que este inseto é capaz de associar símbolos a números.

Apesar da sua pequena dimensão, as abelhas têm cérebros capazes de feitos magníficos, se tivermos em conta que se trata apenas de um pequeno inseto. Cientistas descobriram que as abelhas conseguem associar símbolos a números. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

“Enquanto os seres humanos eram a única espécie a desenvolver sistemas para representar números, como os algarismos arábicos que usamos todos os dias, a investigação mostra que o conceito pode ser captado por cérebros muito menores que os nossos”, explicou Adrian Dyer, um dos responsáveis do estudo, citado pelo Tech Explorist.

Os seres humanos têm mais de 86 mil milhões de neurónios, enquanto as abelhas têm menos de um milhão.

“Tomamos como garantido, uma vez que aprendemos os números quando somos crianças, mas ser capaz de reconhecer o que ‘4’ representa requer um nível sofisticado de habilidade cognitiva. Estudos mostraram que primatas e pássaros também podem aprender a associar símbolos a números, mas esta é a primeira vez que vemos isso em insetos“, acrescentou.

As abelhas foram treinadas para entrar num labirinto em formato de um “Y” e tinham de voar através do orifício de entrada até uma câmara onde veriam o estímulo da amostra. Depois, era testado se as abelhas conseguiam associar um símbolo à quantidade numérica correspondente. Um segundo grupo deste inseto foi treinado para tentar associar uma quantidade numérica a um símbolo.

Apenas o primeiro grupo foi capaz de aplicar os conhecimentos aprendidos. “Isto sugere que o processamento numérico e a compreensão dos símbolos acontecem em zonas diferentes do cérebro das abelhas, de forma semelhante a nós”, explicou Dyer.

Os resultados do estudo permitem novas interpretações sobre aprendizagem, inversão de tarefas e como o cérebro crias associações entre conceitos. Além disso, Dyer realça que pode ajudar “a entender a forma como evoluiu o pensamento matemático e cultural em humanos e, possivelmente, em outros animais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para a ZAP “se tratam apenas de um pequeno inseto”??? Nem que o substantivo estivesse no plural é na mesma “que se trata” quanto mais!!!

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …