Abelhas são capazes de associar símbolos a números

(cv) QldBrainInstitute

As abelhas continuam a surpreender pela sua grande capacidade cognitiva. Agora, cientistas descobriram que este inseto é capaz de associar símbolos a números.

Apesar da sua pequena dimensão, as abelhas têm cérebros capazes de feitos magníficos, se tivermos em conta que se trata apenas de um pequeno inseto. Cientistas descobriram que as abelhas conseguem associar símbolos a números. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

“Enquanto os seres humanos eram a única espécie a desenvolver sistemas para representar números, como os algarismos arábicos que usamos todos os dias, a investigação mostra que o conceito pode ser captado por cérebros muito menores que os nossos”, explicou Adrian Dyer, um dos responsáveis do estudo, citado pelo Tech Explorist.

Os seres humanos têm mais de 86 mil milhões de neurónios, enquanto as abelhas têm menos de um milhão.

“Tomamos como garantido, uma vez que aprendemos os números quando somos crianças, mas ser capaz de reconhecer o que ‘4’ representa requer um nível sofisticado de habilidade cognitiva. Estudos mostraram que primatas e pássaros também podem aprender a associar símbolos a números, mas esta é a primeira vez que vemos isso em insetos“, acrescentou.

As abelhas foram treinadas para entrar num labirinto em formato de um “Y” e tinham de voar através do orifício de entrada até uma câmara onde veriam o estímulo da amostra. Depois, era testado se as abelhas conseguiam associar um símbolo à quantidade numérica correspondente. Um segundo grupo deste inseto foi treinado para tentar associar uma quantidade numérica a um símbolo.

Apenas o primeiro grupo foi capaz de aplicar os conhecimentos aprendidos. “Isto sugere que o processamento numérico e a compreensão dos símbolos acontecem em zonas diferentes do cérebro das abelhas, de forma semelhante a nós”, explicou Dyer.

Os resultados do estudo permitem novas interpretações sobre aprendizagem, inversão de tarefas e como o cérebro crias associações entre conceitos. Além disso, Dyer realça que pode ajudar “a entender a forma como evoluiu o pensamento matemático e cultural em humanos e, possivelmente, em outros animais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para a ZAP “se tratam apenas de um pequeno inseto”??? Nem que o substantivo estivesse no plural é na mesma “que se trata” quanto mais!!!

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …