Abelhas são capazes de associar símbolos a números

(cv) QldBrainInstitute

As abelhas continuam a surpreender pela sua grande capacidade cognitiva. Agora, cientistas descobriram que este inseto é capaz de associar símbolos a números.

Apesar da sua pequena dimensão, as abelhas têm cérebros capazes de feitos magníficos, se tivermos em conta que se trata apenas de um pequeno inseto. Cientistas descobriram que as abelhas conseguem associar símbolos a números. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

“Enquanto os seres humanos eram a única espécie a desenvolver sistemas para representar números, como os algarismos arábicos que usamos todos os dias, a investigação mostra que o conceito pode ser captado por cérebros muito menores que os nossos”, explicou Adrian Dyer, um dos responsáveis do estudo, citado pelo Tech Explorist.

Os seres humanos têm mais de 86 mil milhões de neurónios, enquanto as abelhas têm menos de um milhão.

“Tomamos como garantido, uma vez que aprendemos os números quando somos crianças, mas ser capaz de reconhecer o que ‘4’ representa requer um nível sofisticado de habilidade cognitiva. Estudos mostraram que primatas e pássaros também podem aprender a associar símbolos a números, mas esta é a primeira vez que vemos isso em insetos“, acrescentou.

As abelhas foram treinadas para entrar num labirinto em formato de um “Y” e tinham de voar através do orifício de entrada até uma câmara onde veriam o estímulo da amostra. Depois, era testado se as abelhas conseguiam associar um símbolo à quantidade numérica correspondente. Um segundo grupo deste inseto foi treinado para tentar associar uma quantidade numérica a um símbolo.

Apenas o primeiro grupo foi capaz de aplicar os conhecimentos aprendidos. “Isto sugere que o processamento numérico e a compreensão dos símbolos acontecem em zonas diferentes do cérebro das abelhas, de forma semelhante a nós”, explicou Dyer.

Os resultados do estudo permitem novas interpretações sobre aprendizagem, inversão de tarefas e como o cérebro crias associações entre conceitos. Além disso, Dyer realça que pode ajudar “a entender a forma como evoluiu o pensamento matemático e cultural em humanos e, possivelmente, em outros animais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para a ZAP “se tratam apenas de um pequeno inseto”??? Nem que o substantivo estivesse no plural é na mesma “que se trata” quanto mais!!!

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …