/

A Uber quer levar os seus filhos à escola. “Paz de espírito para si, liberdade para eles”

1

A Uber anunciou esta quinta-feira que vai levantar restrições de idade e, pela primeira vez, permitir que menores viajem sozinhos com a empresa. Tutores legais terão conta-mãe para acompanhar de perto todo o percurso.

Adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos poderão agora criar as suas próprias contas Uber, mas essa conta tem de estar ligada à conta dos seus pais ou tutores legais.

As contas serão 100% dependentes e controladas pela conta-mãe dos guardiões legais dos adolescentes.

Os detentores da conta principal vão receber notificações sempre que uma viagem for pedida e podem seguir a viagem em tempo real. Podem, inclusive, falar com o condutor, que por sua vez tem de ter uma alta classificação para estar apto para o novo serviço da empresa.

O cliente será identificado como adolescente na aplicação e os condutores vão poder optar por não querer o novo serviço.

A segurança dos utilizadores adolescentes é uma prioridade do serviço, que foi anunciado no evento anual da Uber, Go/Get.

“Uma coisa que nunca vai mudar é o nosso esforço para ajudar a manter os seus adolescentes seguros enquanto usam a Uber. Juntos, vamos colocá-los em movimento”, lê-se no comunicado da empresa.

Os jovens interessados no serviço terão de passar por um conjunto de testes obrigatórios para terem a sua conta de adolescente. Já os condutores não terão de se submeter a nenhum treino.

Menores sozinhos num Uber — nada de novo

Apesar de a nova funcionalidade oferecer garantias da segurança dos jovens — e da brandura dos pais, que assim estão totalmente informados — não é novidade ver menores a circular sozinhos nos carros da empresa.

Informação de 2019 de empresas de cartões de crédito dita que a Uber e a Lyft representavam 94% de todas as transações de serviço de táxi para clientes de 13 a 18 anos, segundo a Vox.

Desde que foi fundada há uma década atrás, a empresa nunca permitiu que menores viajassem sozinhos. No entanto, já tinha experimentado a nova funcionalidade em três estados norte-americanos, em 2017, mas fracassou redondamente.

Por este serviço especial, a empresa cobrava dois dólares extra em taxas, mas os condutores não eram notificados quando aceitavam um pedido e estavam a receber, segundo a Geek Wire, as mesmas quantias que recebiam quando transportavam um adulto.

O serviço estará disponível a partir de 22 de maio em 22 cidades norte-americanas. Segundo a empresa, “as contas para adolescentes estarão disponíveis brevemente em mais localizações”. Pode ser notificado quando o serviço estiver disponível na sua cidade se se inscrever na lista de espera aqui.

Tomás Guimarães, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.