Funcionalidade começou a ser testada nos Estados Unidos e pretende destacar a importância da conversa e da ligação emocional, em detrimento das relações superficiais baseadas nas imagens de perfil escolhidas pelos utilizadores.
Ao longo dos últimos anos, a chamada geração Z tem mostrado um interesse crescente em aspetos das décadas de 1990 e 2000: desde calças de cintura baixas a séries, a tendência é clara. No entanto, o mundo evoluiu e fazer regressar todos os elementos que outrora fizeram sucesso pressupõe combiná-los com a atualidade. É o caso das relações amorosas, que se transformaram por completo graças a aplicações como o Tinder.
Perante o regresso ao passado, também estas plataformas sentiram necessidade de se adaptar, com o Tinder a introduzir uma nova opção de encontros às cegas, de forma a chegar às gerações mais jovens que comunicam sobretudo através dos seus smartphones.
À semelhança do que acontecia antes, a opção combina os utilizadores com base nas suas preferências, no entanto, permite-lhes conversar antes de conseguirem ver as fotos dos respetivos pares. De acordo com o The Guardian, a funcionalidade estará disponível nos Estados Unidos antes de se expandir globalmente.
O Tinder já esclareceu que que a opção tem precisamente como objetivo responder às exigências da geração Z, ou seja, os jovens que nasceram entre 1997 e 2012, que pretendem criar conexões mais autênticas, numa espécie de recusa dos relacionamentos através das conexões instantâneas e superficiais promovidas nas fotografias editadas para o Instagram.
Segundo um inquérito promovido no Reino Unido pela aplicação, que contou com a participação de mil participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, cerca de um quinto dos inquiridos afirmou que gostaria de participar em encontros às cegas, já que lhes permitiria conhecer pessoas que de outra forma poderiam ter negligenciado.
De acordo com um responsável da plataforma, a nova funcionalidade é “inspirada pelas maneiras antigas de conhecer alguém, o que antes geralmente acontecia através de uma tia intrometida ou de um amigo bem intencionado”. “O encontro às cegas dá aos participantes atuais uma oportunidade de colocar a sua personalidade em primeiro lugar e encontrar uma correspondência com a qual realmente se identifiquem”.
“A experiência reflete os hábitos de relacionamento e conquista da género Z, que valoriza a autenticidade, mas também recupera a sua nostalgia dos anos 90 com um regresso ao mundo do dating pré-smartfne”.
Ainda de acordo com o Tinder, os primeiros testes à função de encontros às cegas permitiram concluir que os utilizadores que a usaram fizeram 40% mais match do que quando os seus perfis estavam visíveis.
Segundo o The Guradian, a funcionalidade de encontro às cegas tema opção de questionar os utilizadores sobre uma série de tópicos importantes e, com base nas respostas dadas pelo potencial par, fazer match. Posteriormente, os dois entram numa conversação com tempo definido. Quando este acaba, os utilizadores podem gostar do perfil do outro elemento e caso haja match poderão ver as suas fotos e continuar a falar.
Para além do encontro às cegas, há outras funcionalidades que integram a componente de jogos interativos do Tinder, chamada Explore e com a geração Z como público alvo – possui ainda uma ligação ao TikTok.