Na teoria, a maioria dos mamíferos tem a menopausa, já que há um período em que cessam a reprodução. Contudo, no mundo real, isso não acontece, uma vez que a maioria não consegue chegar a essa fase da vida – exceto os humanos e algumas baleias.
Um estudo publicado recentemente, na Cell Press, afirma que a menopausa não é exclusiva aos seres humanos e a certas espécies de baleias, podendo ocorrer numa ampla gama de mamíferos.
A investigação foi levada a cabo por duas investigadoras do Centro Alemão de Pesquisa do Cancro, Ângela Gonçalves e Ivana Winkler, que descobriram que a grande maioria dos mamíferos deixa de produzir ovos se viverem tempo suficiente.
Uma análise ao envelhecimento do sistema reprodutivo feminino em ratos permitiu concluir que “os ratos atingiram algo que é como a menopausa em humanos”, cita a New Scientist.
Uma das principais questões lançadas é a definição de menopausa. Enquanto alguns especialistas argumentam que a menopausa diz respeito, especificamente, ao fim da menstruação; outros referem que o termo é frequentemente usado de forma mais ampla para significar “cessação da reprodução”.
O estudo sugere que se a menopausa for definida como o período em que os animais deixam de produzir ovos ao atingir uma idade relativamente avançada, então é um fenómeno comum em muitos mamíferos.
Ângela Gonçalves destacou, no entanto, que isso “não é o que está a acontecer na natureza”, referindo-se ao facto de poucos mamíferos viverem o tempo suficiente para atingir a menopausa.
As investigadoras notaram ainda que, nos animais analisados, o sistema reprodutivo feminino parou de funcionar muito mais cedo do que o resto do corpo.