/

À espreita do top 10: hotéis portugueses já são dos mais caros da Europa

1

Portugal está a gerar receitas recorde dos alojamentos turísticos, e já tem dos hotéis mais caros da União Europeia (UE). O aumento dos preços do turismo está acima da inflação.

A nova onda de preços altos impulsionados pelo turismo pode complicar os esforços dos bancos centrais para controlar a inflação. De entre todos os custos, as dormidas são o que mais pesa à carteira (ou o que a deixa menos pesada…).

De acordo com os dados da consultora STR, especializada em hotelaria, a que o Jornal de Negócios teve acesso, os preços dos hotéis, em Portugal, aumentaram 31% no primeiro semestre, em relação ao ano passado. Atualmente, o preço médio de um quarto está nos 65,04 euros.

No final de junho, Portugal estava no 16.º lugar, entre 48 mercados europeus, dos destinos com preços mais caros, e em em 11.º entre os 27 países da UE.

A subida é, no entanto, inferior à que se tem verificado, na maioria desses países:

  • A Turquia teve um aumento médio de 57%;
  • Islândia, Bélgica e Israel registaram aumentos de quase 50%;
  • Na Alemanha o aumento foi de 44%; enquanto Itália subiu 38%;
  • Grécia e França subiram, respetivamente, 35,2% e 31,2%;
  • Espanha teve um aumento médio de 23,3%.

Portugal está a ficar bem posicionado

De acordo com os dados mais recentes do INE, consultados pelo matutino, no primeiro semestre deste ano, as receitas recorde dos alojamentos turísticos em Portugal passaram os 2,5 mil milhões de euros.

Foi uma subida de 31,8% face a 2022 e e 38,3% em relação a 2019 – este números são, fundamentalmente, explicados pela subida dos preços e não tanto pelo aumento do número de turistas (que no Algarve até teve quedas).

A CEO da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, disse, ao Negócios, que houve um aumento dos proveitos, em todo o tipo de alojamento: hotéis, turismo rural e alojamento local.

“Se ainda há espaço para crescer? É um bocadinho aquilo que os empresários vierem a determinar em razão da procura. Mas estamos a atingir algum ponto de maturação. Por comparação com outros destinos, estamos já a ficar francamente bem posicionados”, disse Cristina Siza Vieira.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Preços de Luxo com serviços de LIXO, lá se vai a galinha dos ovos de ouro.
    Já vi isto acontecer em outros países nossos concorrentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.