/

A economia da Índia brilha. Receita: crédito, consumo, casamentos e apoio do estado

Uma forte procura interna e investimentos do estado contribuíram para mais um trimestre de crescimento da Índia — que continua a brilhar num panorama global de retração das economias mundiais.

A economia da Índia continua a prosperar, demonstrando resiliência e superando as outras grandes economias globais.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático cresceu 7,6% no trimestre que terminou em 30 de setembro, uma ligeira diminuição em relação aos 7,8% do trimestre anterior, mas ainda assim robusto.

Este crescimento é devido à forte procura interna, ao investimento estatal e ao otimismo dos consumidores, explica Rahul Bajoria, economista do Barclays Índia, ao The Wall Street Journal.

O desempenho económico da Índia tem sido também fortemente apoiado pelo crescimento do crédito e pelo aumento do consumo de eletricidade, diz o jornal britânico.

De acordo com as previsões dos analistas económicos, a Índia continuará a ser uma das economias com maior crescimento a nível mundial.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 5,4% da economia da China em 2023, enquanto o crescimento económico da Índia deverá atingir os 6,3% no ano fiscal que termina em 31 de março. O Banco de Reserva da Índia espera, por seu turno, um valor ligeiramente superior de 6,5%.

Upasna Bhardwaj, economista do Kotak Mahindra Bank, atribui este crescimento sustentado a um aumento na produção industrial e forte atividade de construção, apesar das altas taxas de juro.

Espera-se que o consumo urbano permaneça vigoroso, impulsionado por aumentos significativos nas vendas de veículos de passageiros no mercado interno.

A inflação, habitualmente impulsionada pelos preços dos alimentos, baixou dos 7,4% de julho para os 4,87% em outubro. No entanto, permanecem preocupações sobre possíveis aumentos na inflação devido às fracas chuvas de monção, que afetam a produção agrícola e a renda rural.

Apesar das preocupações com a inflação, as empresas indianas antecipam um aumento nas vendas devido à próxima temporada de casamentos.

Segundo Vatsal Aeron, empresário do setor em Nova Deli, há uma forte procura de vestuário, calçado e joalharia, — que sublinham a importância cultural que os casamentos têm na Índia, e a disponibilidade dos indianos para estenderem os seus orçamentos familiares na hora de comparecer a estes eventos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.