/

A bolha de uma indústria bilionária está a rebentar

A indústria da Inteligência Artificial (IA) enfrenta um choque de realidade à medida que a turbulência do mercado e os receios económicos se fazem sentir.

O setor caiu com força na última grande onda de preocupações com uma possível recessão e taxas de juro elevadas, avisam especialistas ao The Wall Street Journal  que notaram quedas estrondosas nos preços das ações das principais empresas tecnológicas que investiram fortemente em IA, como a Microsoft, a Google, a Nvidia e a Meta.

Os principais gigantes da tecnologia — conhecidos como os “Sete Magníficos” (que também incluem a Amazon, a Apple e a Tesla) — viram o seu valor de mercado combinado cair uns impressionantes 650 mil milhões de dólares.

De acordo com a Vox, a IA é agora uma indústria de um bilião de dólares, que atrai um capital significativo tanto de empresas como de investidores. No entanto, apesar do afluxo de financiamento, a resiliência do sector face à volatilidade do mercado parece mais fraca do que o que seria de esperar.

Os especialistas começam a manifestar preocupações quanto à sustentabilidade a longo prazo do boom da IA. “No último ano, o desempenho estelar contínuo dos Sete Magníficos justificou” as elevadas valorizações, escreveu Richard de Chazal, investigador de ações da William Blair, numa análise mencionada pelo Futurism. “Mas quando a atividade é apenas ligeiramente dececionante, essas grandes empresas tecnológicas estão a ser levadas à falência”.

Os analistas da Goldman Sachs também destacaram a natureza cíclica do “hype” e do investimento em IA. “Estas ondas de investimento-digestão e de hype-realidade”, afirmou Brook Dane, gestor de carteiras da Goldman Sachs. “E os dois jogam num horizonte de vários anos”.

Embora esta correção do mercado não sugira que a IA esteja a desaparecer, levanta questões sobre os atuais modelos de negócio da indústria. Muitas empresas de IA, em particular as que estão por detrás de ferramentas populares de IA generativa, como o ChatGPT da OpenAI e a IA da Google, estão a gastar grandes quantidades de capital enquanto se esforçam por desenvolver produtos que possam ser facilmente rentabilizados. Os erros frequentes da tecnologia e os seus elevados custos de desenvolvimento pouco inspiram confiança.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.