A atividade do sol vai diminuir (mas não vai compensar o aquecimento da Terra)

As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do sol no aquecimento do planeta.

Embora se saiba que as oscilações da atividade solar modificam a intensidade da radiação que chega à Terra, determinar se essas variações exercem ou não influência mensurável no clima constitui uma questão central na investigação climática.

Os especialistas que participaram no estudo basearam-se em modelos matemáticos para estabelecer uma estimativa “sólida” da influência do sol sobre a temperatura da terra nos próximos 100 anos.

Partiram da hipótese que os raios de sol que chegam ao planeta provocam variações “mais importantes” que aquelas reconhecidas em modelos anteriores, com o argumento de que esta é a única explicação para as alterações climáticas naturais registadas nos últimos milénios.

No trabalho, financiado pelo Fundo Nacional Suíço, os cientistas descobriram que, depois de uma fase de elevada intensidade solar desde 1950, a atividade do sol vai diminuir.

Os investigadores preveem que apesar de a radiação mais débil da estrela pode contribuir para uma descida da temperatura, este efeito não vai compensar o aquecimento do planeta devido às atividades humanas, responsáveis por um aumento de quase um grau centígrado da temperatura global em comparação com os números registados na época pré-industrial.

O diretor do Observatório Físico e Meteorológico de Davos, na Suíça, e responsável pelo projeto, Werner Schmutz, realçou, porém, que a descoberta desta descida da atividade solar pode ajudar a enfrentar as consequências das alterações climáticas.

“Podemos ganhar um tempo precioso se a atividade do sol diminuir e se se travar ligeiramente o auge das temperaturas terrestres”, referiu Werner Schmutz, acrescentando que esta situação será passageira já que, “depois de um mínimo de atividade solar, vem sempre um máximo“.

Os cientistas ressalvam, no entanto, que “é sempre complicado” prever como o próximo ciclo do sol vai afetar a Terra, devido à impossibilidade de aceder a todos os dados da atividade solar ou da temperatura terrestre.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …