A atividade do sol vai diminuir (mas não vai compensar o aquecimento da Terra)

As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do sol no aquecimento do planeta.

Embora se saiba que as oscilações da atividade solar modificam a intensidade da radiação que chega à Terra, determinar se essas variações exercem ou não influência mensurável no clima constitui uma questão central na investigação climática.

Os especialistas que participaram no estudo basearam-se em modelos matemáticos para estabelecer uma estimativa “sólida” da influência do sol sobre a temperatura da terra nos próximos 100 anos.

Partiram da hipótese que os raios de sol que chegam ao planeta provocam variações “mais importantes” que aquelas reconhecidas em modelos anteriores, com o argumento de que esta é a única explicação para as alterações climáticas naturais registadas nos últimos milénios.

No trabalho, financiado pelo Fundo Nacional Suíço, os cientistas descobriram que, depois de uma fase de elevada intensidade solar desde 1950, a atividade do sol vai diminuir.

Os investigadores preveem que apesar de a radiação mais débil da estrela pode contribuir para uma descida da temperatura, este efeito não vai compensar o aquecimento do planeta devido às atividades humanas, responsáveis por um aumento de quase um grau centígrado da temperatura global em comparação com os números registados na época pré-industrial.

O diretor do Observatório Físico e Meteorológico de Davos, na Suíça, e responsável pelo projeto, Werner Schmutz, realçou, porém, que a descoberta desta descida da atividade solar pode ajudar a enfrentar as consequências das alterações climáticas.

“Podemos ganhar um tempo precioso se a atividade do sol diminuir e se se travar ligeiramente o auge das temperaturas terrestres”, referiu Werner Schmutz, acrescentando que esta situação será passageira já que, “depois de um mínimo de atividade solar, vem sempre um máximo“.

Os cientistas ressalvam, no entanto, que “é sempre complicado” prever como o próximo ciclo do sol vai afetar a Terra, devido à impossibilidade de aceder a todos os dados da atividade solar ou da temperatura terrestre.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …