Um cometa? Extraterrestres? A Mão de Deus? A pergunta ressoou nas cabeças de muita gente depois da divulgação pelas redes sociais de imagens de uma insólita formação de nuvens nos céus da Madeira.
O fenómeno, captado pelo blogger Rogério Pacheco, foi divulgado na página Navegador Mensal no Facebook, e noticiado por todo o lado, com a ideia de que se tratava de uma “mão de Deus” ou um “punho de Deus” sobre a Ilha.
Surgiram até teorias de que poderia ser um cometa, ou uma invasão extraterrestre. Também se falou na “mão do diabo” ou até na mão do Capitão Gancho!
No entanto, a imagem em tons de fogo resulta simplesmente de um fenómeno meteorológico conhecido como nuvens lenticulares, que até são recorrentes na Madeira, e que resultam da conjugação das massas de ar quente do mar com as massas frias das montanhas, o que motiva ondas atmosféricas sob as quais se formam.
Ainda recentemente, um fenómeno parecido ocorreu na África do Sul, chegando a falar-se de uma invasão de extraterrestres.
Na Madeira, estas nuvens em forma de “Mão de Deus” surgiram no domingo de manhã e Rogério Pacheco confessa ao Daily Mail que mal viu o céu naquela estado, ficou logo “intrigado” e quis de imediato registar o momento para a posteridade.
SV, ZAP
Aos crentes/crédulos que vêem naquela núvem a mão de Deus, pergunto: Deus é assim tão pequeno?
Muito fácil de descobrir o fenómeno, não foi a mão de Deus porque este tem muito mais coisas sérias para se ocupar mas foi a mão do Edgar Silva a agradecer aos madeirenses os votos que estes lhes deram e que evitaram um colapso ainda maior.