A flor, conhecida por ser extremamente rara e ter um cheiro intenso a cadáver, floresceu num jardim botânico na cidade de Adelaide, no sul da Austrália.
Um exemplar da planta conhecida por “bunga bangkai”, “Amorphophallus titanum” no nome científico e que é muito rara nos dias que correm, floresceu esta segunda-feira num jardim botânico australiano.
Esta espécie tem quase dois metros de altura, forma fálica e só dura 48 horas, por isso foram muitos os apaixonados por plantas que foram a correr para o jardim botânico Mt Lofty, em Adelaide, só para a poder ver.
O nome indonésio significa “flor cadáver” e foi batizada com este nome incomum exatamente por libertar um odor muito intenso que se assemelha a carne podre.
“Os florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, incluindo em ótimas condições”, explicou Matt Coulter, um dos responsáveis pelo jardim botânico à AAP, citada pela agência Lusa.
“O facto de a flor e o seu característico odor durarem só 48 horas antes de colapsar é um evento obrigatório para os amantes das plantas e almas curiosas”, sugeriu.
A planta surgiu de uma semente doada em 2006 e é um dos 80 exemplares que floresceram nos últimos 30 anos. Tem origem nas selvas tropicais de Samatra, na Indonésia, e encontra-se em perigo devido à constante desflorestação.
ZAP
Só é pena durar tão pouco tempo pois seria a flor ideal para ornamentar o Parlamento português!