As bombas colocadas no interior das bonecas tinham como alvo os milhões de peregrinos que, em dezembro, vão percorrer a estrada que liga Bagdad a Karbala, nas celebrações do Arbain.
As forças de segurança iraquianas encontraram 18 bombas dentro de bonecas em al-Husseiniya, uma região xiita próxima de Bagdad, informou a PressTV.
As bombas, que já foram destruídas, seriam colocadas ao longo da estrada que liga a capital iraquiana à cidade de Karbala, uma vez que, no próximo mês de dezembro, milhões de xiitas de todo o mundo a vão percorrer durante o evento anual conhecido por Arbain.
Esta celebração marca o fim de um luto de 40 dias depois do Dia de Ashura, que comemora a morte de Imam Hussein, neto do profeta Maomé.
https://twitter.com/IraqLiveUpdate/status/667357173429706752
A peregrinação, considerada uma das maiores e mais perigosas do mundo, é um alvo constante de ataques terroristas.
No ano passado, cerca de 40 mil polícias foram destacados para fortalecer a segurança das comemorações nas quais passaram 17,5 milhões de peregrinos. Apesar da prevenção, três pessoas acabaram por morrer numa explosão em Bagdad.
Já em 2013, a peregrinação ficou marcada por um número recorde de 20 milhões de pessoas mas também pelas dezenas de assassinatos de peregrinos xiitas levados a cabo pela al-Qaeda e por outros grupos terroristas.
ZAP / SN
Alguém explica como é que possível manter-lhes o financiamento e fornecimento de material de guerra? Tantas secretas e não lhes fecham as torneiras?
Transformaram toda aquela região num barril de pólvora ao tentarem meter o nariz onde não são chamados e ao fornecerem armas aos “amigos” agora os estilhaços já nos vão atingindo por cá, culpados serão as vitimas que morrem?