Atentado terrorista faz 43 mortos no Líbano

Wael Hamzeh / EPA

-

O atentado reivindicado pelos jihadistas ocorreu na zona sul de Beirute, capital do Líbano, e já provocou 43 mortos, segundo o balanço facultado pela Cruz Vermelha libanesa.

Pelo menos 43 pessoas foram mortas e 239 ficaram feridas esta quinta-feira, depois de um atentado bombista num bastião do grupo xiita libanês Hezbollah, no bairro de Bourj al-Barajné, zona sul de Beirute.

Pouco tempo depois de o ataque ter acontecido, os jihadistas do Estado Islâmico reivindicaram a sua autoria através de um comunicado publicado online.

Segundo o Exército, dois homens fizeram explodir os seus cinturões explosivos e um terceiro “terrorista”, que não o conseguiu detonar, foi encontrado morto. Contudo, o grupo extremista sunita ao referir-se ao duplo atentado apenas dá conta de um “kamikaze”.

O primeiro balanço facultado pela Cruz Vermelha libanesa dava conta de 41 mortos e 181 feridos. Muitos deles encontram-se em estado crítico.

Os familiares das vítimas preparam-se hoje para enterrar os mortos, enquanto o país passa por um dia de luto nacional, nomeadamente com o encerramento de escolas públicas e privadas.

Este é o atentado mais mortífero levado a cabo pelo grupo radical Estado Islâmico no Líbano e um dos mais sangrentos desde o fim da guerra civil (1975-1990).

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.