Um artista ucraniano transformou a estátua do antigo líder comunista na famosa personagem do Star Wars, fazendo cumprir a legislação da Ucrânia que pretende fazer desaparecer todos os símbolos do comunismo no país.
A nova legislação, denominada de “descomunização”, foi aprovada pelo Parlamento ucraniano em abril deste ano e prevê que todos os símbolos do comunismo presentes no país sejam removidos.
Responsável por dar uma nova cara à estátua de Lenine, situada numa praça da cidade de Odessa, o artista ucraniano Alexander Milov decidiu transformá-lo em Darth Vader, a mítica personagem da saga Star Wars.
“Nasci na URSS e agora sou fruto de um país que já não existe. Não queria vandalizar a estátua mas o monumento tinha de ser desmantelado de acordo com a nova legislação”, diz o artista à BBC.
“Decidi transformá-lo em Darth Vader porque, nos dias que correm, esta personagem é uma figura política na Ucrânia”.
Isto acontece porque, nas eleições parlamentares em 2014, muitos dos candidatos se apresentaram à corrida como se fossem personagens da saga. O próprio Darth Vader, Chewbacca e Yoda foram alguns deles.
“Salvamos o monumento que homenageia Lenine mas, ao mesmo tempo, também o fizemos desaparecer – é uma nova obra de arte com um novo sentido”, explica.
Para isso, o artista colocou, com materiais feitos à base de titânio, uma máscara da personagem e transformou o casaco numa capa. Além disso, a cabeça da estátua é agora um ponto Wi-Fi.
O artista pretende “resgatar” outros monumentos comunistas com vista a criar um parque totalmente dedicado a esta temática.
“Quero retirar todas as estátuas das principais praças e cidades e colocá-las num sítio diferente, como a Disneyland, para que possam ser visitados pelas pessoas”.
“Se estas estátuas forem destruídas, os cidadãos das próximas gerações não vão poder tirar conclusões sobre estes monumentos”, afirma.
O artista gostava de as manter exatamente como são mas, se não for possível, diz que há outras opções. “Transformo-as em personagens de desenhos animados soviéticos”.
ZAP / BBC
Fogo! Até que enfim! Metam lá o Patinhas ou Rato mikey mas estátuas de totalitaristas a coberto de polícias de “estado”, assassinos é que não!
Esta gentalha é louca.
Para quando uma “descomunização” em Portugal?
…Inclui a privatização do incomensurável património do pcp e do outrora Emaudio gerado pela fundação das relações internacionais?
IIIIIiiiiii risosssss vai-la vaiii ejehehehahahahaha….