Entre 20 e 50 refugiados morreram asfixiados num camião frigorífico, quando viajavam de forma ilegal numa autoestrada da Áustria, informou hoje a polícia austríaca.
Os corpos foram encontrados num camião estacionado na berma da autoestrada A4, entre o lago Neusiedl e a localidade de Parndorf, no estado federado de Burgenland, na fronteira com a Hungria.
Em conferência de imprensa, o diretor da polícia do estado, Hans Peter Doskozil, afirmou que o número de mortos encontrados no camião, de origem eslovaca, é entre 20 e 50.
A polícia lançou uma operação para encontrar o motorista do veículo, estacionado durante várias horas na berma da autoestrada.
A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, afirmou numa conferência de imprensa na cidade de Eisenstadt que “os traficantes de pessoas são criminosos” e prometeu que tudo será feito para encontrar os responsáveis.
Dezenas de milhares de refugiados das guerras no Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram os Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.
A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona Schengen, de livre circulação comunitária, a partir do qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.
A Áustria acolhe esta quinta-feira uma cimeira regional dos Balcãs, centrada na crise dos refugiados, na qual participam, entre outros líderes, a chanceler alemã, Angela Merkel.
/Lusa