Um computador no gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, no Bundestag, o parlamento alemão, foi alvo de um ataque informático que visou a câmara baixa em maio, informa hoje o jornal alemão Bild.
Segundo o jornal, o ataque informático foi maior do que originalmente estimado e o Bundestag teve dificuldades em controlá-lo.
O ataque “infectou” um dos computadores no gabinete de Merkel no Bundestag com um trojan horse, que foi detectado na sexta-feira por funcionários num total de cinco computadores no Bundestag.
Com base em duas fontes independentes, que não foram identificadas, o jornal avançou que o computador da governante serviu também para enviar vírus por correio electrónico a outros políticos.
Essas mensagens infectadas tinham como remetente o nome “Angela Merkel” e no assunto o convite para uma conferência telefónica.
O mesmo jornal relatou que pelo menos 15 computadores foram afectados no ataque informático, que poderá ter sido provocado por algum serviço secreto estrangeiro.
O parlamento nomeou um dos três serviços secretos alemães para investigar o ataque.
Em meados do próximo mês, a rede de computadores deverá ser renovada e alguns deputados já pediram que se sejam utilizados padrões de segurança semelhantes aos do governo.
O site oficial de Angela Merkel e o do governo e do Bundestag foram bloqueados em janeiro num ataque ‘online’ reivindicado por um grupo pró-russo.
/Lusa
Isto está lindo está: