Estereótipo sobre tamanho do pénis força Apple a censurar publicidade do novo iPhone 17 Air

Apple/Youtube

A thumbnail do vídeo original

Empresa evitou polémica ao remover gesto considerado ofensivo na apresentação do novo smartphone.

A Apple terá decidido alterar a sua recente campanha publicitária do novo iPhone Air na Coreia do Sul, depois de surgirem críticas ligadas à capa do vídeo de apresentação do novo smartphone.

Na imagem original do vídeo do canal de Youtube da Apple sul-coreana, via-se uma mão a fazer um gesto de “pinça” para segurar o novo telemóvel, cuja característica mais realçada pela marca é a sua finura sem precedentes. Apesar de ter mantido a imagem nos outros países, a Apple removeu os dedos de pinça no seu canal de Youtube na Coreia do Sul. Eis a diferença estratégica entre as duas campanhas, que apresentam o mesmo vídeo:

O gesto, conhecido na Coreia do Sul como jipgeson, é interpretado por alguns como uma provocação à masculinidade, mais especificamente uma alusão depreciativa ao tamanho do pénis dos homens do país.

A polémica em torno deste símbolo remonta a 2015, segundo o El Confidencial, altura em que o símbolo surgiu em comunidades digitais ligadas ao movimento feminista Megalia, entretanto extinto.

Nos últimos anos, várias marcas foram alvo de fortes críticas no país por incluírem o gesto de forma involuntária nas suas campanhas. Em 2021, a cadeia de lojas de conveniência GS25 enfrentou uma onda de protestos depois de apresentar um cartaz onde uma mão em “pinça” surgia junto a uma salsicha. A rede de frango frito Kyochon e a Starbucks, através do parceiro local Dongsuh Foods, também estiveram envolvidas em situações igualmente polémicas. Mas um dos episódios mais mediáticos teve a Nexon. Para evitar uma crise de imagem, a empresa de videojogos foi obrigada a retirar um trailer do jogo MapleStory após os espectadores terem detetado a mão em “pinça” num único fotograma — de apenas uma décima de segundo.

ZAP //

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