
Nuno Homem de Sá
O Ministério Público vai ainda chamar para testemunhar uma outra ex-namorada do ator que também alega ter sido vítima de violência doméstica.
O ator Nuno Homem de Sá, conhecido pelas novelas da TVI, enfrenta uma acusação grave de violência doméstica e invasão de propriedade. A acusação do Ministério Público (MP), inclui áudios, mensagens, vídeos e testemunhos que sugerem meses de intimidação, controlo e perseguição à ex-namorada Frederica Lima.
De acordo com o Correio da Manhã, num dos áudios ouve-se a vítima em desespero aos gritos, enquanto ele parte utensílios e a insulta. “Pára Nuno, por favor“, ouve-se na gravação. Frederica Lima entregou ainda mensagens e documentos que sustentam a acusação de perseguição constante, mesmo após a separação.
Segundo a acusação, Frederica viveu um “filme de terror”, sendo alvo de um controlo excessivo: não podia sair de casa, passear o cão ou deitar o lixo sem autorização. Era obrigada a permanecer na cama com o companheiro e sujeita a episódios de intimidação, em que o arguido atirava objetos na sua direção e esmurrava paredes para a amedrontar.
Uma amiga da vítima testemunhou que Nuno Homem de Sá chegou a confessar-lhe ter imaginado formas de a matar. Além disso, o MP reuniu outros testemunhos que corroboram a perseguição após o fim da relação.
A procuradora responsável pela acusação pediu que o ator fosse ouvido por um juiz de instrução criminal do Tribunal de Sintra, defendendo o agravamento das medidas de coação devido ao perigo de continuação da atividade criminosa. Até ao momento, porém, Nuno Homem de Sá não foi detido nem presente a juiz, mantendo uma vida social ativa em festas e encontros.
O advogado de Frederica Lima considera que a prisão preventiva poderá ser a medida mais adequada, alegando que o ator continua a intimidar a ex-companheira, inclusive através de perfis falsos em redes sociais.
O caso poderá ainda ganhar novos contornos, uma vez que outra ex-namorada do ator, que também apresentou queixa contra ele, foi chamada pelo MP para testemunhar. O seu depoimento poderá ajudar a traçar o perfil do arguido e reforçar a credibilidade da vítima principal.