“É chocante e difícil de explicar”. Mas polícia alemã não vê ligação entre as várias mortes. Eleições serão no próximo domingo.
Os eleitores da Renânia do Norte-Vestfália vão a votos no próximo domingo. As últimas semanas ficaram marcadas pela morte de sete candidatos locais do Alternativa para a Alemanha (AfD).
Eram todos integrantes do partido de extrema-direita, todos morreram durante a campanha eleitoral. Dois deles eram suplentes.
Quatro destas mortes terão ocorrido em menos de duas semanas. “Do meu ponto de vista, é estatisticamente chocante e difícil de explicar“, atirou Alina Lipp, blogger alemã que vive na Rússia e que costuma espalhar desinformação pró-Kremlin.
A plataforma NiUS, ligada à direita radical, aborda este “misterioso fenómeno eleitoral”, a revista Compact citou um “ódio contra a AfD que está a escalar”, continua a Deutsche Welle.
É uma sequência de mortes “estatisticamente quase impossível”, alegou Stefan Homburg, especialista em teorias da conspiração.
Até Elon Musk deixou um comentário numa publicação sobre o assunto: “Estranho”, lembra o Euronews.
As suspeitas também foram levantadas por um deputado federal do AfD, Stephan Brandner. Embora o também deputado Kay Gottschalk tenha tentado acalmar a situação: “Essas suspeitas não se confirmam”.
A polícia não vai atrás das teorias; não vê ligação entre as mortes, não vê indícios de crimes.
Cinco das mortes foram de causa natural, entre ataque cardíaco, falência renal ou suicídio; nem houve investigação. Nas outras duas mortes, há investigação, mas nenhuma suspeita surgiu até agora.
Idade dos candidatos do AfD falecidos: 80 anos, dois com 65, um com 58 anos e outro 42 anos. Não se conhecem as outras idades.
E, num total de milhares de candidatos a todos os cargos disponíveis, nesta campanha morreram oito candidatos de outros partidos – embora o AfD concentre o maior número de vítimas mortais nesta fase.
Moram praticamente 18 milhões de pessoas no estado Renânia do Norte-Vestfália.
Estatisticamente é uma raridade … É mais ou menos como ir jogar roleta e saírem 7 números par ou vermelhos seguidos … 0.78% se não estou enganado.
Na França os opositores a Macron também estão a ser assassinados, seguem os nomes: Olivier Marleix, Eric Denécé, Dominique Delawarde.