Aumento do salário base deverá ser de 3,5% no próximo ano. Mas o setor da tecnologia fica acima da média.
O salário base deverá ter um aumento médio de 4,12% neste ano mas no próximo ano esta subida vai abrandar.
De acordo com os dados partilhados pela consultora Korn Ferry, o aumento do salário em 2026, em Portugal, será de 3,5%; é uma descida de mais de 0,6 pontos percentuais.
A consultora de recursos humanos detalha: “O aumento salarial estimado para 2026 é de 3,5% no salário base. Embora a inflação continue a ser o principal fator a influenciar os aumentos salariais, verifica-se uma correção significativa face aos anos anteriores, com uma redução de 0,62 pontos percentuais (de 4,12% em 2025 para 3,5% em 2026) na previsão de incremento“.
O ECO acrescenta que, segundo a empresa, o setor da tecnologia deve ter uma subida de salários acima da média no próximo ano: 5,2%.
Falta “talento” entre as empresas tecnológicas. E procuram-se executivos capazes de “liderar num setor em rápida transformação e de apoiar a adoção de tecnologias emergentes“.
Outros setores que se destacam nas subidas dos salários, pelo menos nas previsões, são a saúde (4,2%) e transportes (4%).
No outro extremo estão o turismo (subida de 2%) e os serviços (2,6%).
A retribuição variável a longo prazo está a ganhar algum espaço em Portugal: “Entre os instrumentos mais comuns encontram-se programas baseados em ações e outros veículos financeiros alinhados com o valor da empresa. (…) É uma ferramenta diferenciadora, sobretudo em cargos de liderança”.