De Foi Assim Que Aconteceu a A Guerra dos Tronos: 5 finais que dececionaram os fãs

HBO

Na televisão, nem sempre aquilo que começa bem (ou muito bem, como é o caso de algumas das séries que se seguem) acaba bem — ou melhor, do agrado dos espectadores.

Seja por decisões criativas equivocadas ou apenas por livre e espontânea vontade, várias séries altamente famosas encerraram suas jornadas com finais tão polémicos que nem mesmo os fãs dessas produções conseguem defender. A controvérsia é tanta que, mesmo que a série tenha acabado há alguns anos, o público ainda sente ressentimento pelo término desastroso de uma história que tanto amava.

Pensando nos finais mais debatidos e polémicos, o Canaltech selecionou 5 séries que dececionaram os fãs de longa data.

How I Met Your Mother (Foi Assim Que Aconteceu)

How I Met Your Mother conseguiu dividir os fãs com o seu final extremamente polémico. Um sucesso junto do público nos anos 2000, a sitcom acompanha o arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor) nas suas aventuras com os amigos em busca de um grande amor, ao longo de nove temporadas.

Conquistando uma legião de fãs, a série manteve o público preso ao ecrã com o mistério em torno da identidade da mãe dos filhos de Ted. Mas com o fim do segredo, a série começou a perder rumo aos olhos de alguns, entregando uma nona e última temporada repleta de decisões questionáveis. Entre elas, o polémico episódio final, que continua a gerar discussões entre os fãs até aos dias de hoje — até foi feito um final alternativo, incluído nos DVD’s da famosa série.

How I Met Your Mother está disponível no Disney+.

Lost (Perdidos)

Nem é preciso ter visto Lost para saber que o final da produção é um dos mais polémicos de sempre. Grande sucesso televisivo da década de 2000, a série mudou a forma como o público se relacionava com programas de televisão, abrindo espaço para a criação de fóruns online onde se discutiam teorias sobre o misterioso enredo.

Transmitida entre 2004 e 2010, Perdidos deixou muita gente obcecada com os mistérios que envolviam a vida dos sobreviventes de uma queda de avião numa ilha onde aconteciam muitas coisas estranhas. Era aquele tipo de história que mantinha sempre os espectadores a querer mais – até ao último episódio, que acabou por dececionar uma data de fãs.

Lost também está disponível no Disney+.

Dexter

Com a série derivada Dexter: Ressurreição a fazer sucesso entre o público atualmente, o original, Dexter, é outro exemplo de uma produção que, apesar de ter começado em grande e conquistado fãs, acabou por seguir caminhos menos desejáveis à medida que se aproximava do fim. O resultado foi um dos finais mais controversos da televisão.

Protagonizada por Michael C. Hall (de Sete Palmos de Terra), Dexter conta a história de um homem que leva uma vida dupla: durante o dia trabalha para resolver crimes, à noite é um assassino em série, vingador dos inocentes.

A remar contra a maré das expectativas do público, o final da série foi tão dececionante que acabou por manchar a reputação do programa para muitos. Sem um arco narrativo satisfatório para concluir a jornada do protagonista, a conclusão foi fortemente criticada pelos espectadores quando foi transmitida em 2013.

Dexter está disponível na Netflix, no Paramount+ e no Prime Video.

Gossip Girl

Nem mesmo a rapariga do blogue conseguiu manter o nível de entusiasmo das primeiras temporadas. Sucesso entre o público adolescente no final dos anos 2000, o programa marcou as carreiras de Leighton Meester e Blake Lively. Acompanhava jovens ricos de uma escola de elite em Manhattan (EUA), enquanto uma figura anónima ganhava notoriedade ao espalhar boatos sobre eles através de SMS.

Conhecida pelo guarda-roupa icónico que caracterizava as amigas Serena van der Woodsen e Blair Waldorf, Gossip Girl prendeu o público com intrigas adolescentes, conflitos familiares e o mistério em torno da identidade da Rapariga do Blogue – revelação que acabou por dececionar muitos fãs.

Além disso, o desfecho só veio agravar as críticas, com um final controverso e pouco satisfatório em relação ao percurso da série.

Gossip Girl está disponível na HBO Max, Netflix e Prime Video.

Game of Thrones (A Guerra dos Tronos)

É impossível falar de finais polémicos de séries de televisão sem começar por aquela que traumatizou os fãs com uma das conclusões mais controversas dos últimos tempos: Game of Thrones (A Guerra dos Tronos).

Quem acompanhavao universo fictício na HBO muito provavelmente até se lembra de onde estava quando viu o último episódio, naquela fatídica noite de domingo.

Se acompanhavas o programa da HBO, é bem provável que ainda te lembres de onde estavas – e até da roupa que tinhas vestida – quando viste o último episódio, numa infeliz noite de segunda-feira (o dia em que saía em Portugal).

Inspirada na saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, Game of Thrones foi um gigantesco fenómeno televisivo entre 2011 e 2019. Com oito temporadas, a série manteve o padrão de qualidade durante vários anos, mas a última temporada foi severamente criticada por fãs e imprensa, sendo o episódio final a derradeira desilusão para a grande maioria dos “alucinados” pelo universo.

Ainda assim, a conclusão controversa não apaga o facto de Game of Thrones ter sido uma das últimas grandes séries televisivas da atualidade.

Game of Thrones está disponível na HBO Max.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.